GAMIFICAÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS PARA ALFABETIZAÇÃO E COMPETÊNCIAS ESPACIAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE AUTISMO E SÍNDROME DE DOWN

  • Julia Costa Oliva Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil
  • Maria Clara Rollemberg Lima de Oliveira Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil
  • Isabella Geovanini Otto da Silva Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil
  • Helena Patrício de Oliveira Gomes Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil
  • João Marcos Bittencourt Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil
  • Giuseppe Amado Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil

Resumo




As tecnologias assistivas auxiliam em diversos casos. Considerando as síndromes cognitivas, ainda há uma carência de produtos voltados para estas deficiências que ajudem os profissionais da área de neuropsicopedagogia. Será apresentado neste trabalho um produto voltado para auxílio educacional que utiliza ferramentas psicológicas, a fim de recolher novas informações do paciente, promover o aumento das capacidades de leitura, escrita e autoconhecimento das crianças e estimular o melhor rendimento do tempo de consulta. O método de desenvolvimento utilizado consistiu na Intervenção Ergonomizadora a partir do acompanhamento do tratamento de cinco crianças com síndromes distintas: Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down. Espera-se com este trabalho estimular o uso do design colaborativo e incentivar a busca e elaboração de novas formas de tratamento.




Publicado
Dec 31, 2019
Como Citar
OLIVA, Julia Costa et al. GAMIFICAÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS PARA ALFABETIZAÇÃO E COMPETÊNCIAS ESPACIAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE AUTISMO E SÍNDROME DE DOWN. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 7, n. Especial, p. 106-115, dec. 2019. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1310>. Acesso em: 26 apr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v7iEspecial.1310.