SOUND DESIGN EM GAMES E UX: ESTUDO DE CASO DA RELAÇÃO ENTRE EFEITOS SONOROS E AÇÕES DE JOGO NO SUPER MARIO BROS

  • Marisa Sel Franco High Performance and Efficient Systems/Departamento de Informática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil
  • Felipe Raposo Núcleo de Prototipagem e Design - Fabrique, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil
  • João Vitor Vale Núcleo de Prototipagem e Design - Fabrique, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil
  • Flávia Carvalho Núcleo de Prototipagem e Design - Fabrique, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil
  • André Demaison Núcleo de Prototipagem e Design - Fabrique, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3629-3477

Resumo

Considerados como mídias interativas, os jogos eletrônicos têm suas características sonoras como fortes auxiliadoras para se obter uma UX (experiência de usuário) expandida: quer como feedback de ações dos jogadores ou como elemento construtor da atmosfera imersiva. As interfaces auditivas são pontes de comunicação designer-usuário que extrapolam os elementos visuais das telas. Os efeitos sonoros e trilhas têm ainda um papel importante para construção identitária do jogo, possibilitando ao jogador ter pleno conhecimento das ações. O presente trabalho buscou avaliar a capacidade do usuário de identificar ações do jogo apenas por seus respectivos efeitos sonoros, com o objetivo de estudar o papel do sound design na UX. Para isso, optou-se pelo estudo de caso da interface sonora do jogo Super Mario Bros., lançado pela Nintendo para o console NES, em 1985, e que deu origem a uma das mais importantes franquias de games da história. O estudo é relevante para o desenvolvimento de novos projetos sonoros em videogames, principalmente levando em consideração a possibilidade de se trabalhar aspectos inclusivos por meio da interface sonora.

Publicado
Dec 31, 2020
Como Citar
SEL FRANCO, Marisa et al. SOUND DESIGN EM GAMES E UX: ESTUDO DE CASO DA RELAÇÃO ENTRE EFEITOS SONOROS E AÇÕES DE JOGO NO SUPER MARIO BROS. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 1-26, dec. 2020. ISSN 2317-8876. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1460>. Acesso em: 23 jan. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v8i2.1460.