DESIGN ESTRATÉGICO, COMMUNITY CENTERED DESIGN E GESTÃO POR MANDALAS: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA PROCESSOS DE CODESIGN

Resumo

Este artigo propõe uma articulação teórico-metodológica para processos de design que buscam potencializar a participação de pessoas afetadas pelo projeto. Para isso, realiza um resgate teórico do Design Estratégico, do Community Centered Design e da Gestão por Mandalas, e descreve como tais insumos foram utilizados em um processo de codesign realizado para uma pesquisa de Mestrado voltada à inovação social no âmbito das associações de pessoas envolvidas com doenças raras. Por fim, são apresentados tanto resultados empíricos quanto reflexões teóricas que reforçam a necessidade de alinhar o tema da participação em processos de design a metodologias e ferramentas comprometidas com a autonomia dos sujeitos e com a construção de ambientes democráticos.

Publicado
Dec 31, 2020
Como Citar
BITTENCOURT, Gustavo Berwanger; FREIRE, Karine de Mello. DESIGN ESTRATÉGICO, COMMUNITY CENTERED DESIGN E GESTÃO POR MANDALAS: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA PROCESSOS DE CODESIGN. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 113-132, dec. 2020. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1461>. Acesso em: 19 mar. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v8i2.1461.