O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista Prumo aceita trabalhos originais inéditos, de autoria individual ou coletiva, submetidos sempre. Trabalhos não inéditos são aceitos apenas a convite da Comissão Editorial ou em caso de edição esgotada, de tradução de original em língua diversa do português ou quando se tratar de textos que tenham sido publicados apenas em veículos editados em outros países.
São aceitos artigos científicos, reportagens, relatos de experiência profissional ou projetos, resenhas de livros, traduções e entrevistas nas áreas de interesse da revista.
Trabalhos para Revista Prumo deverão ser submetidos apenas por meio eletrônico através do e-mail da Revista Prumo:  arqprumo@puc-rio.br seguindo as seguintes orientações:
- Os trabalhos devem ser digitados em Word, em arquivo extensão “.doc”, formato A4, fonte Arial 12, espaço 1,5 e margens de 2,5 cm à direita, 2,5 cm à esquerda, 2,5 cm superior e 2,5 cm inferior com numeração sequencial em todas as páginas.
- A extensão máxima dos textos é de 20 páginas, incluindo figuras, fotos, gráficos e bibliografia. Textos maiores poderão ser aceitos quando de relevante interesse científico, a critério da Comissão Editorial.
- É obrigatório envio de resumo (abstract), com extensão entre 5 a 10 linhas, em fonte de tamanho 10, acompanhado de pelo menos, três palavras-chave.
- As citações no interior do texto devem ser digitadas entre aspas, em fonte normal, sem itálico, grifo ou sublinhado. No final da citação, devem constar, entre parênteses, o sobrenome do autor, o ano e a(s) página(s) da publicação. Exemplo: (MOURÃO, 1999, p. 190).
- As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo e digitadas em espaço simples, com fonte Arial de tamanho 10, sem aspas.
- Todas as obras citadas devem constar ao final do texto, em fonte Arial de corpo 10, por ordem de sobrenome de autor, no padrão ABNT.
- As eventuais notas de rodapé, devem estar redigidas em fonte padrão Arial de corpo 8 com espaço simples. Estas devem ser usadas apenas para comentários necessários ao desenvolvimento do texto principal, não devendo ser utilizadas para citações bibliográficas.


Avaliação dos originais
Todo original recebido é avaliado por dois membros da Comissão Editorial, do Conselho Editorial ou pareceristas, para avaliação da pertinência temática, observação do cumprimento das normas gerais de encaminhamento de originais e avaliação da qualidade científica do trabalho.
Os pareceres sempre apresentarão uma das seguintes conclusões: aprovado sem ressalvas; favorável à publicação com solicitação de alterações; não favorável à publicação. Todo parecer incluirá sua fundamentação.
A revista Prumo assegura o anonimato para os autores e avaliadores no processo de avaliação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.
As possíveis modificações de estrutura e conteúdo do texto serão acordadas entre os autores e a Comissão Editorial. Após aprovação, o artigo é revisado ortográfica e gramaticalmente. As alterações eventualmente realizadas, ou ainda, esclarecimentos de dúvidas que se fizerem necessários, serão encaminhados para aprovação formal dos autores antes de serem encaminhados para publicação.


Estrutura
- Título do trabalho (máximo de 120 caracteres, incluindo espaços). Apresentar um título resumido (máximo de 40 caracteres, incluindo espaços).
- Nome dos autores: a revista publicará o nome dos autores segundo a ordem encaminhada no arquivo. Deverá ser informado ainda breve currículo dos mesmos (titulação, local de trabalho). Para publicação de projetos, deverá ser
encaminhada ficha técnica do mesmo.
- Endereço completo de referência do(s) autor(es), telefones e e-mail.
- Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5.
- Os autores deverão informar quais organizações de fomento à pesquisa apoiaram os seus trabalhos.
- Todas as traduções deverão ter a sua autoria indicada.


Ilustrações
Tabelas, quadros, gráficos, figuras, fotos e mapas serão entregues a parte e devem ser numerados, por tipo, em algarismos arábico, relacionado ao texto. Deverá constar ainda de suas respectivas legendas e fontes (quando houver) atribuindo-lhes um breve título.
A obtenção de permissão para reprodução de ilustrações é de responsabilidade do autor.
Todos os documentos gráficos acima citados devem ser nítidos, em alta definição, gravados em formato tif, gif, jpg, jpeg ou bmp, com no mínimo 300 dpi


Declaração de Autoria e de Responsabilidade
Todas as pessoas designadas como autores devem responder pela autoria dos artigos e ter participado suficientemente do trabalho para assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Para tal, deverão encaminhar, após a aprovação do artigo, a declaração de autoria e termo de transferência de direitos autorais, de acordo com modelo a ser fornecido pela Revista Prumo.
Quando utilizadas fotos, estas devem vir acompanhadas do nome do autor e do termo de cessão de direitos de publicação dos fotógrafos.
As opiniões emitidas nos trabalhos publicados, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências são de exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio.