Chamada para artigos PRUMO #07

2019-02-21
CHAMADA PARA ARTIGOS 2019

A Revista Prumo abre chamada para submissões de trabalhos para seu próximo número. Diretrizes para os autores e informações detalhadas sobre o processo de submissão podem ser encontradas na aba Submissões.

Recebemos artigos acadêmicos voltados aos temas específicos e também artigos de temáticas diversas, além de resenhas de livros publicados recentemente, projetos e ensaios sobre arquitetura e urbanismo.

Limite para envio dos trabalhos: 30 de abril de 2019.

 

PRUMO #07: RE-EXISTIR, ARTE E CIDADE (Editoria: Lilian Soares)

“A paisagem é um muro” escreve Nelson Brissac ao iniciar as reflexões sobre o horizonte da cidade. Com desigualdades sócio-políticas, um ambiente saturado de edificações e ruínas, a cidade é o lugar contemporâneo da existência dos indivíduos e as transformações que ela sofre são impressas em nossos corpos que se tornam, então, índices dos espaços em que vivemos. A arte nesse campo pode se inserir muitas vezes como uma forma de re-existir disruptivo, uma fissura, um estranhamento dos fluxos de nosso dia a dia, ou, ainda, tornar visível, por meio de uma corpografia, um diálogo entre a cidade e o corpo. Para Paola Berenstein Jacques, a experiência corpográfica da cidade vai evidenciar e denunciar tudo aquilo que escapa, exclui e oprime do ambiente urbano.  A partir de tal percepção, abriremos um espaço de diálogo no próximo número da Revista Prumo para a construção de reflexões críticas sobre os trânsitos entre arte e cidade, suas manifestações e transformações. Afinal como diz Rancière, a arte “é política antes de mais nada pela maneira como configura um sensorium espaço-temporal”. Assim, convidamos estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais das diversas áreas afins à Arquitetura, Urbanismo e Arte, a enviar propostas de artigos para Revista Prumo #07: RE-EXISTIR, ARTE E CIDADE.