• A REVISTA PRUMO AGORA É A4

    2022-12-31
    A CAPES publicou nesta quinta-feira, 29 de dezembro, a lista preliminar do Qualis, o sistema de classificação de periódicos para a avaliação de programas de pós-graduação. Nesta nova classificação a revista PRUMO, periódico vinculado ao DAU, foi qualificada no estrato A4. Desta forma a revista PRUMO se posiciona positivamente dentro do grupo de periódicos. A  lista divulgada neste fim de ano foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação. Na última avaliação disponível a revista havia sido classificada como B5. 

    Esse salto deve-se unicamente à dedicação voluntária de autores, pareceristas e colaboradores, sem a qual nada teria sido possível. A todos, nosso mais profundo agradecimento e um desejo de Feliz 2023! Que venha a reconstrução!

    Saiba mais sobre A REVISTA PRUMO AGORA É A4
  • CHAMADA PARA ARTIGOS 2021 - NOVA DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO

    2021-07-21

    A Revista Prumo estende o prazo para submissões de trabalhos para seu próximo número, PRUMO 09: JOVENS OLHARES, com editoria do professor do DAU Carlos Eduardo Spencer e editoria assistente de Henrique Delarue. Diretrizes para os autores e informações detalhadas sobre o processo de submissão podem ser encontradas em: Submissões.

    Recebemos artigos acadêmicos voltados aos temas específicos e também artigos de temáticas diversas, além de resenhas de livros publicados recentemente, projetos e ensaios sobre arquitetura e urbanismo.

    Nova data limite para envio dos trabalhos: 31 de julho de 2021

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA ARTIGOS 2021 - NOVA DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO
  • CHAMADA PARA ARTIGOS - NOVA DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO

    2019-05-02
    CHAMADA PARA ARTIGOS - NOVA DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO

    A Revista Prumo estende o prazo para submissões de trabalhos para seu próximo número, PRUMO #07: RE-EXISTIR, ARTE E CIDADE, com editoria da professora Lilian Soares e do professor Otávio Leonidio. Diretrizes para os autores e informações detalhadas sobre o processo de submissão podem ser encontradas em: Submissões.

    Recebemos artigos acadêmicos voltados aos temas específicos e também artigos de temáticas diversas, além de resenhas de livros publicados recentemente, projetos e ensaios sobre arquitetura e urbanismo.

    Atendendo a solicitações adiamos a data limite para envio dos trabalhos:  20 de maio de 2019.

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA ARTIGOS - NOVA DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO
  • Chamada para artigos PRUMO #07

    2019-02-21
    CHAMADA PARA ARTIGOS 2019

    A Revista Prumo abre chamada para submissões de trabalhos para seu próximo número. Diretrizes para os autores e informações detalhadas sobre o processo de submissão podem ser encontradas na aba Submissões.

    Recebemos artigos acadêmicos voltados aos temas específicos e também artigos de temáticas diversas, além de resenhas de livros publicados recentemente, projetos e ensaios sobre arquitetura e urbanismo.

    Limite para envio dos trabalhos: 30 de abril de 2019.

     

    PRUMO #07: RE-EXISTIR, ARTE E CIDADE (Editoria: Lilian Soares)

    “A paisagem é um muro” escreve Nelson Brissac ao iniciar as reflexões sobre o horizonte da cidade. Com desigualdades sócio-políticas, um ambiente saturado de edificações e ruínas, a cidade é o lugar contemporâneo da existência dos indivíduos e as transformações que ela sofre são impressas em nossos corpos que se tornam, então, índices dos espaços em que vivemos. A arte nesse campo pode se inserir muitas vezes como uma forma de re-existir disruptivo, uma fissura, um estranhamento dos fluxos de nosso dia a dia, ou, ainda, tornar visível, por meio de uma corpografia, um diálogo entre a cidade e o corpo. Para Paola Berenstein Jacques, a experiência corpográfica da cidade vai evidenciar e denunciar tudo aquilo que escapa, exclui e oprime do ambiente urbano.  A partir de tal percepção, abriremos um espaço de diálogo no próximo número da Revista Prumo para a construção de reflexões críticas sobre os trânsitos entre arte e cidade, suas manifestações e transformações. Afinal como diz Rancière, a arte “é política antes de mais nada pela maneira como configura um sensorium espaço-temporal”. Assim, convidamos estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais das diversas áreas afins à Arquitetura, Urbanismo e Arte, a enviar propostas de artigos para Revista Prumo #07: RE-EXISTIR, ARTE E CIDADE.

     

    Saiba mais sobre Chamada para artigos PRUMO #07
  • CHAMADA PARA ARTIGOS - PRUMO #06 TEM NOVA DATA LIMITE EM CARÁTER EXCEPCIONAL

    2018-05-08
    CHAMADA PARA ARTIGOS - PRUMO #06 TEM NOVA DATA LIMITE EM CARÁTER EXCEPCIONAL

    Excepcionalmente a Revista Prumo prolonga data para submissões de artigos para o volume 06: ÊXODOS E MIGRAÇÕES, com editoria de Vera Hazan e Michel Masson, até o dia 28 de maio de 2018. Diretrizes para os autores e informações detalhadas sobre o processo de submissão podem ser encontradas em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaprumo/about/submissions

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA ARTIGOS - PRUMO #06 TEM NOVA DATA LIMITE EM CARÁTER EXCEPCIONAL
  • CHAMADA PARA ARTIGOS - NOVA DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO - COM CHAMADA PARA PROJETOS E SESSÃO OLHARES

    2018-03-29

    CHAMADA PARA ARTIGOS - NOVA DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO 

    A revista Prumo abre chamada para submissões de trabalhos para seus próximos três números que serão publicados em 2018. Diretrizes para os autores e informações detalhadas sobre o processo de submissão podem ser encontradas em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaprumo/about/submissions

    Recebemos artigos acadêmicos voltados aos temas específicos e também artigos de temáticas diversas, além de resenhas de livros publicados recentemente, projetos e ensaios sobre arquitetura e urbanismo.

    Em função de problemas estruturais no site e atendendo a pedidos adiamos a data limite para envio dos trabalhos: 02 de maio de 2018

     

    Tema Prumo Volume 04: PREEXISTÊNCIAS (Editoria: Ana Paula Polizzo)

     Em uma condição de crise com uma amplitude cada vez maior (energética, ambiental, social, econômica ou mesmo ideológica) - faz-se necessária uma mudança de perspectiva. A ação do arquiteto e urbanista enquanto o propositor da "novidade", aquele que soluciona as questões através da imposição de uma nova ordem morfológica e estética, precisa ser repensada em termos mais abrangentes. A excessiva vontade de originalidade e ineditismo - através de um processo de substituição do existente pelo novo - pode ser repensada incorporando conceitos como transformação, conversão, reutilização, como possíveis estratégias frente à tal condição contemporânea. Por isso, o próximo número da revista Prumo traz para o debate diversas formas de agir que buscam a transformação e a mudança frente à obsolescência das coisas (em termos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, territoriais) colocando em embate as necessidades conservacionistas e patrimoniais, as demandas por inovações e buscando, como consequência, as possíveis interpretações tipológicas, funcionais e temporais, para as quais não cabem mais fórmulas apriorísticas. Trabalhar sobre a preexistência é uma maneira de reflexão sobre a nossa condição contemporânea.

     

    Tema Prumo número 05: PERSPECTIVAS - A REPRESENTAÇÃO EM ARQUITETURA (Editoria: Silvio Dias)

    A partir de Alberti, o desenho começou a ser usado como principal meio de representação arquitetônica e ao longo dos anos se impôs como o instrumento definitivo de expressão do arquiteto. As transformações tecnológicas que ocorreram principalmente neste e no último séculos, impactaram diretamente, não só na representação em arquitetura, mas também e, principalmente, nos processos de criação e de visualização de projeto A produção da representação gráfica no ambiente digital que hoje predomina grandemente frente aos meios analógicos possibilitou que a normatização se tornasse mais complexa e universal além de contribuir para o aparecimento e expansão de inúmeras novas ferramentas e possibilidades. Antagonicamente a tudo isso, para muitos e principalmente na academia o desenho projetivo à mão, todavia ocupa lugar de destaque na capacitação de novos arquitetos e ainda é acreditado como o principal recurso para a criação de um projeto. A revista PRUMO convida estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais das diversas áreas afins à Arquitetura e ao Urbanismo, a enviarem proposta de artigo cujo tema é “PERSPECTIVAS - A REPRESENTAÇÃO EM ARQUITETURA”. Com este tema buscamos lançar discussões sobre ideias, inquietações e reflexões sobre o passado e o futuro da expressão da arquitetura em todas as suas modalidades. Afinal, como disse Millôr Fernandes, “Uma imagem vale mais do que mil palavras. Vai dizer isto com uma imagem. ”

     

    Tema Prumo número 06: ÊXODOS E MIGRAÇÕES (Editoria: Vera Hazan e Michel Masson)

    O momento atual revela uma grande crise mundial que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Guerras, desastres ambientais, seca, fome, falta de habitação, desemprego, etc. têm provocado êxodos e migrações de grande escala, deixando algumas cidades devastadas, outras sem estrutura para comportar o grande fluxo de pessoas.

    Nos caminhos entre as cidades de origem e as cidades de destino, encontram-se incidentes no mar e nas estradas, campos de refugiados, situações sub-humanas de vida, milhares de crianças órfãs e famílias sem qualquer perspectiva a curto prazo.

    Xenofobia, intolerância religiosa, perseguição política, disputa de terra e recursos hídricos, etc. têm agravado essa crise em pleno século XXI. Os fluxos migratórios ocorrem em grande escala não só para a Europa e Estados Unidos, como também, para a América Latina. 

    O fim das fronteiras se coloca em contraponto às fronteiras armadas e fechadas. Verdadeiras cidades se formam à espera de um novo passaporte. Famílias acampam em territórios áridos e nas entradas das cidades europeias. O aumento dos sem-teto, população de rua e desempregados grita nas cidades. É preciso fazer alguma coisa, mas não se sabe bem o quê. Ações humanitárias mostram-se insuficientes diante do volume de migrações, e as cidades parecem não comportar tanta gente. Faltam infraestrutura, habitação e trabalho, e sobretudo tolerância e vontade de acolher a diversidade.

    Este número tem como objetivo discutir ÊXODOS e MIGRAÇÕES no âmbito da arquitetura e do urbanismo, a partir de uma visão multidisciplinar seja sob o aspecto social, econômico, cultural, arquitetônico ou urbanístico.

    CHAMADA PARA A SESSÃO OLHARES (Prumo número 06)

    Para a sessão OLHARES, presente em toda a trajetória da Prumo, buscamos imagens (fotos, trabalhos visuais etc) que envolvam o tema de migrações, permanências, fronteiras, território e variados elementos que permeiem a discussão tratada, abordando a relação entre identidade, corpo e espaço. Contribuições são abertas para todos aqueles que queiram compartilhar seu olhar de forma a enriquecer a abordagem da publicação. As imagens a serem enviadas devem seguir as seguintes condições para submissão: (tamanho a ser definido no desenvolvimento da boneca) e mínimo de 300 dpi. O arquivo de envio deve ter até 10MB e conter nome do autor, breve biografia ou instituição a qual integra e legenda da imagem (local, ano etc.).

    O ASSUNTO DO EMAIL DEVE SER “SUBMISSÃO OLHARES PRUMO 6”.

    Endereço de envio dos arquivos: prumoexodusemigracoes@gmail.com ou arqprumo@puc-rio.br

    O prazo estabelecido para envio do conteúdo visual é dia 02 de maio de 2018

    CHAMADA DE PROJETOS (Prumo número 06)

    Para a publicação da revista buscamos projetos e trabalhos visuais que envolvam o tema da migração, permanência, fronteira e variados elementos que permeiam a discussão tratada, abordando a relação entre identidade, corpo e espaço. O projeto a ser enviado deverá seguir as seguintes condições para submissão:

    • Ficha técnica contendo: nome de autores / instituição de ensino de origem / ano de criação / título / local de implantação / eventuais concursos em que foi inscrito

    • Memorial de até 300 palavras, em INGLÊS ou PORTUGUÊS

    • Imagens ilustrativas (fotos, render, colagens, desenhos técnicos, diagramas etc.). Máximo de 5 imagens, totalizando 10MB

    Serão aceitos apenas projetos com concebidos a partir do ano de 2015 e de autoria por profissionais ou estudantes, incluindo Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

    O ASSUNTO DO EMAIL DEVE SER “SUBMISSÃO PROJETO PRUMO 6”.

    Endereço de envio dos arquivos finais do projeto: prumoexodusemigracoes@gmail.com ou arqprumo@pucrio.br

    O prazo estabelecido para envio dos projetos é dia 02 de maio de 2018, sendo que eventuais ajustes, caso sejam solicitados pelo conselho editorial, podem ser requeridos.

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA ARTIGOS - NOVA DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO - COM CHAMADA PARA PROJETOS E SESSÃO OLHARES
  • Revista Prumo - Chamada para artigos 2018

    2018-01-02

    CHAMADA PARA ARTIGOS

    A revista Prumo abre chamada para submissões de trabalhos para seus próximos três números que serão publicados em 2018. Diretrizes para os autores e informações detalhadas sobre o processo de submissão podem ser encontradas em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaprumo/about/submissions

    Recebemos artigos acadêmicos voltados aos temas específicos e também artigos de temáticas diversas, além de resenhas de livros publicados recentemente, projetos e ensaios sobre arquitetura e urbanismo.

    Limite para envio dos trabalhos: 15 de março de 2018

    Saiba mais sobre Revista Prumo - Chamada para artigos 2018