Concepções e uso da mídia e da internet na Igreja Católica
Uma abordagem histórica
Resumo
Pode-se afirmar que uma das características socioculturais da atualidade é a presença da mídia como espaço e forma de comunicações sociais. As redes sociais tornaram-se algo maior do que um mero canal de relacionamentos ultrapassando essa barreira e se tornando fontes inesgotáveis de produção e de consumo de informações. Em tal contexto, lança-se as perguntas: e a Igreja Católica, como tem reagido? Quais têm sido seus principais posicionamentos em relação à presença massiva das diferentes redes de comunicação social? Como a Igreja Católica compreende e utiliza os meios de comunicação social em suas concepções e práticas pastorais? A intenção deste artigo é apresentar respostas a essas perguntas. Para isso, nos posicionamos, desde uma perspectiva histórica, tendo como fontes documentos produzidos pelo Vaticano, pelos Papas em diferentes períodos históricos da Igreja Católica e por outras fontes de informação. Entende-se que a referida Igreja tem apresentado um duplo posicionamento: encorajar o seu progresso correto e sua justa utilização para o desenvolvimento, a justiça e a paz da humanidade; comunicar na e pela própria Igreja, tendo por base a comunhão de amor entre as Pessoas divinas e sua comunicação conosco.