A Escola de Alexandria e sua interpretação alegórica das Sagradas Escrituras

  • Francisco Emanoel Lima Santos PUC-Rio

Resumo

Pretende-se discorrer sobre a Escola de Alexandria e o seu método de interpretação bíblica. O tipo de pesquisa a ser abordada é a de revisão bibliográfica. Terá como fonte de informação e fundamentação os seguintes instrumentos de pesquisa: dicionários e enciclopédias bíblicas e teológicas e obras sobre a história da interpretação bíblica. A pesquisa parte da necessidade de que os cristãos conheçam a história sobre a origem e o uso do método alegórico. Com o propósito de alcançar o seu objetivo, a pesquisa se desenvolverá a partir de uma análise sobre a origem da escola de Alexandria, as raízes históricas que deram início ao método alegórico de interpretação e sua influência na vida de alguns intérpretes como Filo e Orígenes. A intenção é mostrar por meio da análise bibliográfica, que o método de interpretação alexandrino tinha como base a interpretação alegórica. A alegoria foi inicialmente usada pelos gregos com o objetivo, por exemplo, de justificar algumas histórias que relacionavam os deuses gregos com práticas imorais. Futuramente, o método alegórico foi usado pelos judeus e cristãos com o objetivo, por exemplo, de explicar textos do Antigo Testamento que supostamente eram difíceis de interpretação literal, como textos que envolviam antropomorfismos.

Publicado
Jun 26, 2023
Como Citar
SANTOS, Francisco Emanoel Lima. A Escola de Alexandria e sua interpretação alegórica das Sagradas Escrituras. Pesquisas em Teologia, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 108-123, june 2023. ISSN 2595-9409. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/pesquisasemteologia/article/view/1792>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.PqTeo.2595-9409.2023v6n11p108.
Seção
Artigos em temas diversos