Experiência pedagógica sobre pluralidade religiosa

  • Marcio Henrique da Silva Ribeiro PUC-Rio

Resumo

A pluralidade religiosa brasileira tem contribuído para a riqueza de nossa diversidade cultural, bem como a ampliação de nosso olhar para a realidade. As tradições religiosas apresentam uma multiplicidade de narrativas, mitos, símbolos, crenças, rituais, costumes e códigos morais. Contudo, essa rica diversidade religiosa, cuja liberdade de exercício é garantida pela Constituição de 1988, ainda é alvo de intolerância. Este artigo visa apresentar a experiência do trabalho feito durante as aulas de Ensino Religioso sobre as tradições religiosas e a chamada “Regra de Ouro” (ou “Ética da Reciprocidade”). Os objetivos desse trabalho implicam desenvolver o estudo e a reflexão sobre as tradições religiosas, seus elementos constitutivos, suas visões éticas do relacionamento entre as pessoas e a Casa Comum e suas contribuições para a paz e a justiça. Primeiramente, vamos expor os referenciais teóricos pedagógico e teológico que embasam o trabalho. Posteriormente, seus objetivos, seu método de pesquisa, procedimentos de interpretação dos dados e de apresentação dos resultados. Por fim, será feito um relato das expectativas e impressões sobre os resultados obtidos, tendo em conta a preocupação com uma educação inclusiva, comprometida com a pluralidade humana e religiosa, com a liberdade de pensamento e com a superação de preconceitos.

Publicado
Jun 26, 2023
Como Citar
RIBEIRO, Marcio Henrique da Silva. Experiência pedagógica sobre pluralidade religiosa. Pesquisas em Teologia, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 124-143, june 2023. ISSN 2595-9409. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/pesquisasemteologia/article/view/1800>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.PqTeo.2595-9409.2023v6n11p124.
Seção
Artigos em temas diversos