Experiência pedagógica sobre pluralidade religiosa
Resumo
A pluralidade religiosa brasileira tem contribuído para a riqueza de nossa diversidade cultural, bem como a ampliação de nosso olhar para a realidade. As tradições religiosas apresentam uma multiplicidade de narrativas, mitos, símbolos, crenças, rituais, costumes e códigos morais. Contudo, essa rica diversidade religiosa, cuja liberdade de exercício é garantida pela Constituição de 1988, ainda é alvo de intolerância. Este artigo visa apresentar a experiência do trabalho feito durante as aulas de Ensino Religioso sobre as tradições religiosas e a chamada “Regra de Ouro” (ou “Ética da Reciprocidade”). Os objetivos desse trabalho implicam desenvolver o estudo e a reflexão sobre as tradições religiosas, seus elementos constitutivos, suas visões éticas do relacionamento entre as pessoas e a Casa Comum e suas contribuições para a paz e a justiça. Primeiramente, vamos expor os referenciais teóricos pedagógico e teológico que embasam o trabalho. Posteriormente, seus objetivos, seu método de pesquisa, procedimentos de interpretação dos dados e de apresentação dos resultados. Por fim, será feito um relato das expectativas e impressões sobre os resultados obtidos, tendo em conta a preocupação com uma educação inclusiva, comprometida com a pluralidade humana e religiosa, com a liberdade de pensamento e com a superação de preconceitos.