Cartografias em Libras
Resumo
O que os mapas convencionais não revelam? Quais componentes histórico-afetivos estão ausentes da representação cartográfica tradicional, mas ainda assim permeiam a nossa espacialidade? Como esses elementos podem ser experienciados no espaço, como guardá-los em sua eterna efemeridade? É possível estabelecer diálogos entre as vivências dos múltiplos sujeitos que ali transitam? Com a “Cartografia em Libras”, pretendemos formular processos que julgamos serem capazes de responder criativamente a essas perguntas, refletindo sobre a relação sempre em construção de (re)criação entre a memória e o espaço, a partir dos atravessamentos e das experimentações entre o sujeito e o lugar das atividades cotidianas. A “Cartografia em Libras” tem um papel muito importante na compreensão das dificuldades encontradas por aqueles que apresentam algum tipo de necessidade especial e precisam fazer uso do seu direito à cidade. Sendo assim, desenvolvemos no ambiente escolar variadas formas de expressão, comunicação e integração dos artefatos técnicos computacionais aos processos de formação e qualificação da mão de obra discente e docente quanto à Educação Especial.
Palavras-chave: Educação Geográfica, Cartografia Escolar e Audiovisual
Abstract
What do conventional maps not reveal? Which historical-affective components are missing from traditional cartographic representation, but still permeate our spatiality? How can these elements be experienced in space, how to keep them in their eternal ephemerality? Is it possible to establish dialogues between the experiences of the multiple subjects who transit there? With “Cartography in Libras”, we intend to formulate processes that we believe are capable of responding creatively to these questions, reflecting on the ever-evolving relationship of (re) creation between memory and space, from the crossings and experiments between the subject and the place of daily activities. “Cartography in Libras” has a very important role in understanding the difficulties encountered by those who have some kind of special need and need to make use of their right to the city. Therefore, in the school environment, we develop various forms of expression, communication and integration of computer technical artifacts to the processes of training and qualification of the student and teaching manpower regarding Special Education.
Keyword: Geographic Education, School Cartography and Audiovisual
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.