As Condições Espaciais do Instituto Nacional de Surdos (INES) como Potencializadoras do Ensino de Geografia para Surdos

  • Adailton Ribeiro Ramalho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Marcelo Morais

Resumo

O que os mapas convencionais não revelam? Quais componentes histórico-afetivos estão ausentes da representação cartográfica tradicional, mas ainda assim permeiam a nossa espacialidade? Como esses elementos podem ser experienciados no espaço, como guardá-los em sua eterna efemeridade? É possível estabelecer diálogos entre as vivências dos múltiplos sujeitos que ali transitam? Com a “Cartografia em Libras”, pretendemos formular processos que julgamos serem capazes de responder criativamente a essas perguntas, refletindo sobre a relação sempre em construção de (re)criação entre a memória e o espaço, a partir dos atravessamentos e das experimentações entre o sujeito e o lugar das atividades cotidianas. A “Cartografia em Libras” tem um papel muito importante na compreensão das dificuldades encontradas por aqueles que apresentam algum tipo de necessidade especial e precisam fazer uso do seu direito à cidade. Sendo assim, desenvolvemos no ambiente escolar variadas formas de expressão, comunicação e integração dos artefatos técnicos computacionais aos processos de formação e qualificação da mão de obra discente e docente quanto à Educação Especial.


Palavras-chave: Educação Geográfica, Cartografia Escolar e Audiovisual


 


Abstract


What do conventional maps not reveal? Which historical-affective components are missing from traditional cartographic representation, but still permeate our spatiality? How can these elements be experienced in space, how to keep them in their eternal ephemerality? Is it possible to establish dialogues between the experiences of the multiple subjects who transit there? With “Cartography in Libras”, we intend to formulate processes that we believe are capable of responding creatively to these questions, reflecting on the ever-evolving relationship of (re) creation between memory and space, from the crossings and experiments between the subject and the place of daily activities. “Cartography in Libras” has a very important role in understanding the difficulties encountered by those who have some kind of special need and need to make use of their right to the city. Therefore, in the school environment, we develop various forms of expression, communication and integration of computer technical artifacts to the processes of training and qualification of the student and teaching manpower regarding Special Education.


Keyword: Geographic Education, School Cartography and Audiovisual

Publicado
Oct 21, 2020
Como Citar
RAMALHO, Adailton Ribeiro; MORAIS, Marcelo. As Condições Espaciais do Instituto Nacional de Surdos (INES) como Potencializadoras do Ensino de Geografia para Surdos. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 4, n. 8, oct. 2020. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1488>. Acesso em: 21 nov. 2024.