Residência Pedagógica e a Pesquisa Geográfica: caminhos, práticas e adaptações para o ambiente virtual
Resumo
O projeto Residência Pedagógica abordado neste trabalho teve como público-alvo alunos do Ensino Médio da educação básica e desenvolve práticas de ensino e pesquisa na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, unidade de ensino pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC. Este trabalho tem como objetivo discutir a formação dos residentes, o processo de produção e distribuição de produtos audiovisuais desenvolvidos no projeto, que ineditamente ocorreu no ambiente virtual devido à pandemia da Covid-19. A pesquisa traz as tecnologias digitais como importante ferramenta para a educação, através do uso de produtos audiovisuais capazes de contribuir com o desenvolvimento da capacidade de leitura e autonomia nos processos de ensino-aprendizagem, ademais o texto apresenta relatos de experiências sobre a produção destes materiais, bem como um fluxograma do processo de criação. Resultados demonstraram que os projetos e políticas públicas voltados à formação de professor e também a sala de aula como um todo, foram obrigados a acelerar - diante das adversidades advindas da pandemia em 2020 – o fortalecimento da cultura digital para a formação docente e as práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Residência pedagógica, Audiovisual, Tecnologias digitais, Ensino
Abstract
The Pedagogical Residence project addressed in this work was aimed at high school students from basic education and develops teaching and research practices at the State Technical School Juscelino Kubitschek - FAETEC. This work aims to discuss the training of residents, the process of production and distribution of audiovisual products developed in the project, which unprecedentedly took place in the virtual environment due to the Covid-19 pandemic. The research brings digital technologies as an important tool for education, through the use of audiovisual products capable of contributing to the development of reading ability and autonomy in teaching-learning processes, in addition, the text presents reports of experiences on the production of these materials. Results showed that projects and public policies aimed at teacher training and also the classroom as a whole were forced to accelerate - in the face of the adversities arising from the pandemic in 2020 - the strengthening of digital culture for teacher training and pedagogical practices.
Key words: Pedagogical residency, Audiovisual, Digital technologies, Teaching
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