Um exercício de construção de conhecimento poderoso a partir da antigeopolítica do futebol
Resumo
Ao mesmo tempo em que a geografia escolar vem apresentando abordagens limitadas quanto a certas áreas da disciplina, como a geopolítica, o currículo vem se mostrando pouco capaz de incorporar a construção do conhecimento como aspecto central do processo educativo. Faz-se necessário assim tanto uma ampliação das abordagens geopolíticas em aulas de geografia quanto melhor definir o papel do conhecimento em sala de aula. No contexto brasileiro, o futebol se apresenta como elemento relevante em nossa sociedade, de forma que somos capazes de nos utilizarmos dele em aulas de geografia como elemento de conexão entre a vida cotidiana dos alunos e os conhecimentos da disciplina. Assim, este trabalho busca analisar a potencialidade de construção de conhecimentos geográficos poderosos a partir da relação entre futebol e antigeopolítica. Para atender tal objetivo, desenvolvemos e realizamos uma atividade pedagógica a partir da relação entre futebol e antigeopolítica, de forma que fosse possível verificarmos a pertinência de nossa discussão teórica no ambiente de sala de aula. Os resultados da atividade apontam para a relevância do futebol enquanto elemento de mediação entre os conhecimentos dos alunos e os conhecimentos disciplinares, assim como a contribuição da antigeopolítica como possibilidade para construção de conhecimentos poderosos.
Palavras-chave: Educação geográfica, Aprendizagem significativa, Geografia do futebol, Antigeopolítica
Abstract
At the same time that school geography offers limited approaches to certain areas within the discipline, like geopolitics, curriculum has shown to be capable of incorporating the construction of knowledge as a core element in the educative process. It’s therefore necessary both an enlargement of geopolitical approaches in geography classes and to better define the role of knowledge in this process. In the Brazilian context, football presents itself as a key element in our society, in ways in which we are able to use the sport in geography classes as an connection element between students’ everyday life and geographical knowledges. This paper aims to analyze the potential impact of the powerful knowledge from intersections between football and anti-geopolitics. To accomplish this goal, we developed an activity from the discussion between football and anti-geopolitics to verify the relevance of our theoretical debate in a classroom environment. The results shows points to the relevance of football as a mediation element between students’ knowledges and geographical knowledges, as well as the contribution of anti-geopolitics as a possible way in which to develop powerful knowledges.
Key words: Geographical education, Meaningful learning, Geography of football, Anti-geopolitics
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.