DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADES E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
SUBSÍDIOS PARA UMA DISCUSSÃO NO CURRÍCULO PRATICADO DA GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO
Resumo
Resumo
Diante das recentes crises de abastecimento de água vividas por algumas regiões brasileiras, e ao levarmos em conta que esta crise, principalmente no Sudeste brasileiro, pode ser classificada como uma crise de caráter ambiental, acreditamos que o estudo das bacias hidrográficas e da gestão das águas no Brasil é relevante para o exercício de cidadania. Sendo assim, defendemos a importância de, no currículo praticado da Geografia no Ensino Básico, refletirmos sobre os usos dos recursos hídricos dentro de uma perspectiva de modelos de desenvolvimento com sustentabilidades.
Palavras-chave: Recursos hídricos – Sustentabilidades – Ensino - Geografia
Abstract
In view of the recent water supply crisis experienced by some Brazilian regions, and taking into account that this crisis, mainly in Southeast Brazil, can be classified as an environmental crisis, we believe that the study of water basins and water management in Brazil is relevant to the exercise of citizenship. Thus, we defend the importance of reflecting on the uses of water resources within the perspective of development models with sustainability in the curriculum practiced in Geography in Basic Education.
Key words: Water resources - Sustainability - Teaching – Geography
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.