ESTUDO DE USABILIDADE DO JOGO DIGITAL SOLITAIREQUIZ EM UM GRUPO DE IDOSOS

  • Ana Elisa Pillon Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7975-4694
  • Bianca Antonio Gomes Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3261-0383
  • Bruna Andrade da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5369-2069
  • Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Brasil http://orcid.org/0000-0002-6257-0557

Resumo

O crescente aumento do número de idosos no Brasil acaba gerando o crescimento de uma população com menos atividades laborais. Esse fator, coincidentemente com a expansão das tecnologias digitais de informação e comunicação, manifestou a necessidade de interfaces que facilitem o uso dessas ferramentas pelos idosos. Os jogos digitais surgem como uma opção cada vez mais utilizada para oferecer distração, diversão, saúde física e mental a este público idoso. Este artigo apresenta a análise da utilização do jogo SolitaireQuiz por cinco idosos entre 60 e 100 anos residentes em Florianópolis / SC. A pesquisa qualitativa foi utilizada como metodologia e como instrumentos de coleta, questionário e observação. Como resultado, percebeu-se que embora pudessem jogar, apenas um participante venceu o jogo e a maioria relatou ter dificuldade em entender as regras do jogo, bem como questões de visibilidade e regras, o pouco tempo de compreensão foi enfatizado. Para o futuro seria interessante buscar conhecer as sugestões dos participantes para melhorar o jogo. Ou, essa mesma pesquisa poderia ser conduzida em outros lugares, resultando em uma comparação de públicos idênticos, mas residentes em países diferentes.

Publicado
Dec 31, 2020
Como Citar
PILLON, Ana Elisa et al. ESTUDO DE USABILIDADE DO JOGO DIGITAL SOLITAIREQUIZ EM UM GRUPO DE IDOSOS. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 44-57, dec. 2020. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1439>. Acesso em: 25 dec. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v8i2.1439.