A ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO EM SALAS DE FISIOTERAPIA PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura relacionada ao entendimento do estado da arte em relação aos cuidados com os ambientes de tratamento de pessoas com deficiência. O foco do interesse para a definição das palavras-chave da busca contempla a interação de crianças com paralisia cerebral e os ambientes de fisioterapia no qual se inserem, a fim de encontrar diretrizes que já tenham sido elaboradas e questões pesquisadas envolvendo a temática. Como metodologia, a revisão sistemática baseou-se no método Cochrane, através da exploração exaustiva da combinação de palavras-chave através portal de Periódicos CAPES, gerando um número de artigos significativo, onde as vertentes de estudo nos últimos cinco anos, puderam ser percebidas como diretamente ligadas aos aspectos imediatos do tratamento, sem relação da percepção do espaço. Os resultados encontrados demonstram uma lacuna no estudo da interação entre as crianças com paralisia cerebral e os ambientes de salas de fisioterapia por elas utilizados para o tratamento diário, contribuindo assim com a pesquisa final fundamentando uma justificativa concreta para o estudo.