História da teologia do martírio na América Latina

Primeiro ensaio de uma tese sobre esperança-cruz

Autores

  • Luís Corrêa Lima PUC-Rio
  • João Pedro Augusto Alves de Holanda PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.PqTeo.2595-9409.2020v3n5p07

Palavras-chave:

Mártir, Testemunho, Caridade, Esperança-Cruz, América Latina

Resumo

O martírio, nos primeiros séculos da Igreja, sempre pareceu uma consequência quase que certa da adesão ao seguimento de Cristo. Esse artigo propõe um primeiro olhar sobre a dimensão histórico-teológica do martírio no Antigo e Novo Testamento, como também, nos primeiros séculos. O objetivo é iniciar uma pesquisa sobre as possibilidades e consequências do alargamento do conceito clássico de martírio. Não se pretende obter com este artigo uma análise conclusiva do tema, mas, sim, traçar algumas possibilidades para a continuidade da pesquisa. A premissa desta tese estaria em encontrar na dupla dimensão do único mandamento – amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo – um conceito de martírio que abarque a situação vivida e sofrida na América Latina. A teologia do Martírio perpassa a teologia da Cruz que brota de uma teologia da Esperança. Logo, se pode dizer, numa primeira análise, que a teologia do Martírio é o resultado de uma práxis que tem por base a teologia da Esperança-Cruz.

Biografia do Autor

Luís Corrêa Lima, PUC-Rio

É graduado em administração pela FGV-SP, em filosofia e em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em BH. Fez mestrado em história na PUC-Rio, e doutorado em história na Universidade de Brasília. Atualmente é professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, e membro do seu programa de pós-graduação. Desenvolve pesquisa sobre história da Igreja, modernidade, gênero e diversidade sexual.

João Pedro Augusto Alves de Holanda, PUC-Rio

É Doutorando em Teologia Sistemática, área de História da Igreja, pela Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2019.2 - 2023.1). É Mestre em Teologia Sistemática, área de História da Igreja, pela PUC-RJ (2019). Possui Pós-graduação (Lato Senso) em Metodologia do Ensino da História e da Geografia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2016) e Pós-graduação (Lato Senso) em História da Cultura no Brasil pela Universidade Estácio de Sá (2014). Graduou-se em História (Licenciatura) pela Universidade Estácio de Sá (2016); graduou-se em Teologia (Bacharelado) pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2013); graduou-se em Filosofia (Bacharelado) pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Olinda e Recife - IFTAOR (2009). Foi Professor de Filosofia e Sociologia (Ensino Médio) e Arte (Fundamental II) na Escola Menino Jesus - EMJ. Foi Professor de História e Filosofia (Fundamental II) no Colégio Expoente. Participou de diversos congressos na área de Teologia.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Artigos do dossiê