Por uma ética ecológica integral

um diálogo entre o pensamento do Papa Francisco e o pensamento da filósofa Adela Cortina

Autores

  • Adriano Gomes Soares Pessanha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Bruno Moreira Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.PqTeo.2595-9409.2022v5n10p354

Palavras-chave:

Ética ecológica integral, Crise socioambiental, Aporofobia

Resumo

A presente pesquisa aborda a ética ecológica integral como uma proposta de solução para a crise socioambiental. O principal objetivo é apresentar uma práxis ecológica humanizadora em favor dos vulneráveis e das demais criaturas. Destarte, reconhecer a raiz humana da crise ecológica torna-se condição indispensável para a promoção de uma ecologia integral, que reconheça a dignidade do outro e das demais  criaturas.  E,  assim,  exigir  a  responsabilidade  das  instituições,  pois  são articuladoras das relações humanas. A presente reflexão teológica propõe oferecer uma articulação entre antropologia e cosmologia, bemcomo apresentar caminhos para o agir ético em tempos de crise. Portanto, o percurso metodológico fará uma comunicação  entre  a  ecologia  integral  do  Papa  Francisco  e  o  pensamento  da filósofa  espanhola  Adela  Cortina  acerca  da  aporofobia.  Assim,  são  propostasa dignidade e a compaixão como as duas chaves éticas para a construção das bases de uma democracia cósmica por meio de uma educação das consciências para a sustentabilidade  e  pela  criação  de  instituições  financeiras  com  responsabilidade social. O escopo desta pesquisa passa por uma espiritualidade cósmica para que o agir ético ganhe sustentação a fim de conseguir promover a comunhão universal como um compromisso de justiça e de fé.

Biografia do Autor

Adriano Gomes Soares Pessanha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Presbítero da Diocese de Campos-RJ. Possui graduação em Bacharelado em Teologia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (2017), graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (2013) e Pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Religião pelo Instituto PROMINAS (2014). Cursando Bacharelado em Teologia (Doutrina Católica) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) desde fevereiro de 2021. Mestrando em Teologia Sistemático-Pastoral da PUC -Rio (início em março de 2022).

Bruno Moreira Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Presbítero da Arquidiocese de Fortaleza. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e Filosofia (2014) e Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2018). Especialização em catequese pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL (2022). Mestrando do programa de pós graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - RIO. Atualmente é Professor na Escola de Pastoral Catequética da Arquidiocese de Fortaleza - ESPAC e coordenador do Curso de Extensão para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e da Palavra na Faculdade Católica de Fortaleza. Coordenador arquidiocesano do Pilar da Palavra e membro da Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã. Autor do livro: Querigma, Palavra e Catequese: Do encontro pessoal com Jesus à fé vivida e testemunhada.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos em temas diversos