Espiritualidade e Poimênica

Um estudo sobre os cuidados na igreja em uma sociedade marcada pelo consumismo

Autores

  • Cristiano de Siqueira Mariella PUC-Rio
  • Douglas Azevedo Pereira PUC-Rio
  • Jonathan Batista Máximo Salgado PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.PqTeo.2595-9409.2025v8n15a01

Palavras-chave:

Consumismo, Consumo, Neuromarketing, Persuasão, Poimênica

Resumo

A sociedade contemporânea é marcada pelo consumismo e pelas necessidades e desejos cada vez mais ilimitados. Consumidores em potencial são impactados por propagandas diariamente, que acabam intensificando as práticas de consumo. A situação-problema do trabalho foi saber como efetivar os cuidados pastorais na sociedade marcada pelo consumismo. Problematizando, buscou-se entender a seguinte questão: quais as relações entre consumismo e espiritualidade? O objetivo geral traçado para o presente estudo foi apresentar as relações entre espiritualidade cristã e poimênica diante de uma sociedade marcada pelo consumismo. A metodologia do artigo foi o levantamento bibliográfico e a pesquisa teórica. Os resultados apontam para práticas de consumismo desenfreado em expansão, possivelmente movidas por estratégicas corporativas de manipulação do consumo, alinhadas com preocupações acentuadas com o cuidado pastoral, notadamente aos que são mais impactados pela desumanização diante dessa realidade no cerne do consumismo. Neste sentido, as urgências no cuidado pastoral são intensificadas, uma vez que o consumo desmedido, provavelmente provocado pelas estratégias neuromarketistas, desencadeiam vários problemas na essência humana como, por exemplo, a falta de liberdade para fazer escolhas pessoais de consumo.

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Publicado

2025-05-28