Ecologia Integral e liberdade humana
ética, educação e responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.PqTeo.2595-9409.2025v8n15a08Palavras-chave:
Ecologia Integral, Liberdade humana, Ética, Educação, ResponsabilidadeResumo
Há 10 anos da publicação da Encíclica Laudato Si’, somado à posição de ambientalistas, cientistas e outros líderes religiosos que também se manifestaram sobre a necessidade de regularmos o nosso cuidado com o ambiente, nos questionamos a que ponto estamos. Que desafios devemos ainda perseguir para tais declarações saírem da esfera do discurso e se tornarem compromisso e ação por parte de todos? Para enfrentar tamanhos desafios, é imprescindível um esforço global que priorize educação, ética e responsabilidade, garantindo que os avanços tecnológicos beneficiem a todos e tenha em conta os cuidados com o planeta. Metodologicamente, dispomos a pesquisa em três partes. Inicialmente, evidenciamos que a globalização do paradigma tecnocrático, com a intervenção desmedida do agir humano no ecossistema, fundamenta-se na concepção de um ser humano sem limites, obcecado pela ideia de aumentar sempre mais o seu poder. Em seguida, apresentamos a posição de autores que acusam a necessidade de uma ética para a civilização tecnológica. Por fim, constamos a urgente necessidade de educar as novas gerações por meio de uma formação integral da pessoa, orientada para a verdadeira liberdade que é assumir responsabilidades com criatividade, a fim de construir um mundo mais saudável, mais humano, mais social, mais integral.