O PAPEL DO TEXTO NA COMPREENSIBILIDADE DE E-SERVIÇOS

Autores

  • Heloisa Fischer LEUI | Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces, PUC-Rio | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Claudia Mont'Alvão LEUI | Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces, PUC-Rio | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Erica dos Santos Rodrigues LAPAL | Laboratório de Psicolinguística & Aquisição da Linguagem, PUC-Rio | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v7iEspecial.1275

Resumo

Este artigo discute o papel da compreensibilidade textual no acesso a serviços públicos digitais brasileiros, apresentando resultados parciais de pesquisa documental e revisão bibliográfica. O trabalho aborda os conceitos de interação em governo eletrônico, valor público (relacionado ao design do e-serviço), burocratês e Linguagem Simples. Também exemplifica aspectos linguísticos do burocratês a partir de um fragmento de texto de e-serviço do governo federal.

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Publicado

2019-12-31