ESTRUTURAS NO TRANSBORDO CULTURAL: O WAYFINDING DESIGN COMO GUIA NA SINALIZAÇÃO DE MERCADOS PÚBLICOS

Autores

  • Hélter Pessôa de Moura Melo Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil
  • Meyrillan Souza da Silva Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i1.1442

Resumo

As complexidades presentes num mercado público tornam necessária a construção de um pensamento espacial e de sinalização que beneficie seus usuários. Sob esse viés, este artigo descreve um experimento de wayfinding realizado no Mercado Público de São José, localizado no bairro de São José (Recife-PE). Objetivou-se, através de entrevistas e propostas de trajeto dos participantes, investigar as informações de sinalização assimiladas como auxiliadoras na orientação espacial do mercado. Analisou-se os trajetos mais usuais, os pontos nodais e os elementos referenciais, tendo em vista pessoas não familiarizadas com o local. Ao fim do processo, ficou evidente o maior número de pontos de referência e tipos de pista do mercado, além da latente necessidade de elaboração de uma sinalização inclusiva, eficiente e que respeite a integridade do Mercado de São José.

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Publicado

2021-06-30