ANÁLISE DO VESTUÁRIO ESPORTIVO FEMININO SOB A ÓTICA DO PÚBLICO PLUS SIZE: ESTUDO SOBRE ASPECTOS ERGONÔMICOS
DOI:
https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v8i1.1449Resumo
Os índices de obesidade no Brasil estão avançando e trazendo diversas implicações para o cotidiano das pessoas. Também há, entretanto, um crescente interesse sobre saúde, bons hábitos alimentares e práticas esportivas. O presente estudo buscou compreender como é a experiência das usuárias plus size com relação ao vestuário esportivo. A pesquisa foi dividida em três etapas, sendo a primeira de levantamento teórico, a segunda aplicada, por meio de entrevistas, e a terceira de redação final. No total, foram 34 participantes, todas do sexo feminino, escolhidas por fazerem parte de um grupo de emagrecimento na cidade de Caçador/SC, o programa “EmagreSer”. Como resultado da avaliação das peças do vestuário, constatou-se que houve pouca diferença na satisfação por parte do público de IMC normal com relação ao público plus size, sendo constatados diversos pontos de melhoria no geral, como: adequação de materiais para maior conforto térmico e hídrico, ajuste da grade de tamanhos para modelagem mais adequada, melhoria da confecção para evitar o desgaste das costuras e, dentre outros, a disponibilização de peças de qualidade com preços acessíveis.
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Copyright (c) 2020 Daiane de Lourdes Toledo, Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Eugênio Andrés Dias Merino, Ricardo Triska

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