EXPERIMENTANDO O DESIGN NA GESTÃO PÚBLICA: O CASO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Enzo Mayer Tessarolo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Camila da Silva Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Artur Rangel Kja Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Diogo Coelho Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Isadora Hertz Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i1.1477

Resumo

Este artigo explora as interações entre design e gestão pública, com foco na atuação de um Laboratório de Inovação em Governo: o Laboratório de Aceleração da Eficiência Pública do Estado do Rio de Janeiro (LAEP). É uma pesquisa exploratória e descritiva, evidenciada no estudo de caso e na avaliação da implementação do LAEP e de seus projetos, sobretudo o Plano Estratégico 2025. O objetivo é explorar como o design pode provocar cooperação entre pessoas e agências públicas e transformar a cultura governamental. Argumenta-se que a experimentação do design na gestão pública pode aumentar a capacidade estatal de enfrentar problemas complexos e gerar impactos positivos nas organizações e na sociedade.

Biografia do Autor

Enzo Mayer Tessarolo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Ciência Política pelo IESP/UERJ, é servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado do Rio de Janeiro, desde 2010 trabalha com iniciativas de desenvolvimento sustentável, é pesquisador e professor de temas sobre Estado e Sociedade, capacidades estatais, cooperação intergovernamental, inovação. Foi Assessor Chefe do LAEP, Laboratório de Aceleração da Eficiência Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Camila da Silva, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ, Pós-graduada em Política e Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, é pesquisadora de temas sobre desenvolvimento regional, planejamento, cooperação intergovernamental, federalismo e inovação.

Artur Rangel Kja, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor e facilitador de Design Thinking e Processos Criativos no Istituto Europeo di Design desde 2012, Consultor do Gênesis/PUCRIO e membro da MENSA, utiliza os signos da cultura urbana contemporânea como mola propulsora de conceitos, ideias e imagens. 

Diogo Coelho, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Pós-graduado em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da UFRJ. É servidor de carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.  É servidor público do Estado do Rio de Janeiro desde 2012. Atua na gestão de projetos desenvolvidos pelo LAEP e no suporte à análise de dados e pesquisa de boas práticas de gestão e de implementação de políticas públicas.

Isadora Hertz, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Pós-graduada em Design de Interfaces e Experiência do usuário (UI/UX), Graduada pela Puc-Rio. Atua na área de desenvolvimento de projetos de design estratégico, digital, gráfico e edição de vídeos. Busca o olhar centrado no usuário, buscando fomentar a inovação, a experimentação e a colaboração.

Downloads

Publicado

2021-06-30