Museu de Imagens do Inconsciente e Museu Bispo do Rosário:

arte, loucura e cidade em duas coleções asilares no Rio de Janeiro

Auteurs

  • Juliana Sicuro Mestranda no PROURB/UFRJ
  • Vitor Garcez Professor no curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula

Résumé

Oco é uma prática em arquitetura baseada na cidade do Rio de Janeiro. Procura, através de projetos de arquitetura e iniciativas culturais, pensar de forma poética e política a produção do espaço que habitamos. Foi fundada em 2014 por Juliana Sicuro e Vitor Garcez e desenvolve projetos de pequena e média escala tais como equipamentos culturais, espaços residenciais e comerciais, expografias e publicações. O Museu de Imagens do Inconsciente e o Museu Bispo do Rosário estão situados no Rio de Janeiro, nos bairros Engenho de Dentro e Taquara. Distantes do centro turístico e econômico, integram um circuito de interesse específico para pesquisadores e artistas de todo o mundo pela excepcionalidade de suas coleções. Ambos se aproximam pelo fato de ocuparem o espaço físico de antigos hospícios e seus acervos são compostos de obras produzidas nesse contexto. Apesar de extraordinários, pela sua singularidade, são também ordinários, uma vez que construídos na incessante luta diária pela sobrevivência de um outro modo de perceber o mundo. Os projetos de arquitetura apresentados não podem ser compreendidos desvinculados desse contexto específico para o qual foram concebidos. Movida pela latência de um passado que se faz presente e pela possibilidade de reinvenção do cotidiano desses acervos e instituições, a arquitetura se torna, antes de uma experiência, um instrumento político para um futuro possível. Como disse Gonçalo Tavares, o Museu é sempre uma arca de Noé que resiste ao dilúvio e resgata coisas do mundo que merecem ser iluminadas Os projetos são então apresentados a seguir juntamente um ensaio fotográfico realizado nos atuais espaços dos museus pelo fotógrafo Rafael Salim. 

Bibliographies de l'auteur

Juliana Sicuro, Mestranda no PROURB/UFRJ

Arquiteta formada pela PUC-Rio (2011) com extensão universitária na Universidade Técnica de Lisboa e pós-graduação em “Geografia, Cidade, Arquitetura” pela Escola da Cidade/SP (2017-2018). É mestranda no PROURB/UFRJ. Entre 2007 e 2010 foi editora da revista de arquitetura Noz.

Vitor Garcez, Professor no curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula

Arquiteto formado pela PUC-Rio (2010) e mestre em artes visuais/poéticas interdisciplinares pela EBA/UFRJ (2015). É professor no curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula desde 2016. Foi professor colaborador no curso de arquitetura da PUC-Rio de 2011 a 2016. Entre 2007 e 2010 foi editor da revista de arquitetura Noz.

Publiée

2019-10-07