Acréscimos, Ao Invés de Supressões

Reflexões Pedagógicas Sobre as Representações na Formação de Arquitetos

Auteurs

  • Artur Simões Rozestraten Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU-USP

DOI :

https://doi.org/10.24168/revistaprumo.v3i5.835

Résumé

A partir dos conceitos de sistema aberto, sistema fechado e das possibilidades de combinações híbridas entre tais extremos, este artigo apresenta reflexões sobre a natureza das representações gráficas e tridimensionais, considerando potências, limitações e interações complementares entre diferentes representações. Em seguida, o texto apresenta considerações sobre aspectos conceituais do desenhar, sobre aspectos da história do desenho e analisa suas confluências para o digital. São analisadas, então, algumas características do digital, do ponto de vista tecnológico, reconhecendo tanto o fechamento do sistema quanto as aberturas recentes para interações complementares com outras representações. Para concluir, experiências educacionais recentes realizadas na FAUUSP são apresentadas e formulam-se algumas questões que pretendem estimular o debate e o aprofundamento de
reflexões críticas sobre o tema.

Palavras-chave: Representações; Modelagem tridimensional; Desenho

Biographie de l'auteur

Artur Simões Rozestraten, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU-USP

Professor Associado FAUUSP, São Paulo

Publiée

2018-12-14