“Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu quinto volume, dando continuidade a seu trabalho e consolidando, assim, o seu escopo. Os artigos deste primeiro fascículo de 2020 versam sobre alguns temas relevantes para a teologia e o estudo da religião no cenário atual e difundem a pesquisa relativa à Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES. Oferecendo, desse modo, aos pesquisadores e pesquisadoras a possibilidade de divulgar os resultados de suas investigações. Embora breve, nos orgulhamos do caminho até aqui percorrido com muita dedicação por parte de uma equipe que se coloca a serviço da Área Ciências da Religião e Teologia.

Nesse ano de 2020, completam-se 48 anos da fundação do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio. “Pesquisas em Teologia”, a partir de 2018, passou a compor o conjunto dos periódicos da PUC-Rio, estando vinculado ao Departamento de Teologia e ao seu Programa de Pós-graduação.

Neste fascículo, “Pesquisas em Teologia” dá continuidade à sua gradual adequação aos critérios apresentados para os periódicos vinculados aos Programas da Área Ciências da Religião e Teologia, ao apresentar uma nova seção dedicada aos dossiês, tal como previsto, nas indicações para periódicos que almejam o estrato B1. Assim, os trabalhos recebidos pelo periódico passam agora a estar organizados em três sessões: 1) artigos em dossiê, 2) artigos em temas diversos, 3) debates/comunicações/resenhas.

Com essa mudança, “Pesquisas em Teologia”, sem deixar de ofertar espaço para publicações em temática livre, procura articular e organizar melhor as contribuições a partir dos temas propostos nos dossiês. Nossa comissão editorial entende que isto permite, aos interessados, uma breve visão das temáticas, dos Programas, dos pesquisadores e pesquisadoras envolvidos na construção do conhecimento sobre o tema central do dossiê. Uma primeira aproximação ao “estado da arte” pode, inclusive, ajudar significativamente na construção da produção intelectual pessoal, em diálogo com os demais pares da Área.

“Pesquisas em Teologia” concluiu, também, o seu processo de cadastro no Digital Object Identifier (DOI), necessário para estratos superiores de periódicos nacionais. Os trabalhos publicados, neste fascículo, estão já apresentados com o respectivo DOI. Para o periódico e todos os trabalhos recebidos nos dois primeiros anos, também já foi realizada a referida atribuição.

Do ponto de vista quantitativo, o periódico vem progressivamente crescendo em número de trabalhos. Em 2018, publicamos dez artigos e duas resenhas. Em 2019, foram doze artigos e uma resenha. No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de dez artigos e uma resenha. Sete artigos pertencem ao dossiê e os outros três à seção de temas diversos. Agradecemos aos autores e autoras, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo.

O dossiê deste número é dedicado à Teologia Latino-americana e tem por objetivo fazer um balanço de temáticas que hoje norteiam a atenção das pesquisas teológicas e os estudos de religião no Continente. Enumeramos, a seguir, os títulos das contribuições para o dossiê e seus respectivos autores e autoras: “História da Teologia do Martírio na América Latina: primeiro ensaio de uma tese sobre esperança-cruz”, de Luís Corrêa Lima e João Pedro Augusto Alves de Holanda; “A contribuição da Teologia Feminista Latino-Americana para a Promoção do Diálogo Inter-Religioso”, de Edla Eggert e Luísa de Lucas; “Interpelações do pensamento decolonial à missão cristã”, de Stefano Raschietti; “A inculturação da liturgia: reflexões a partir da Exortação Apostólica Querida Amazônia”, de Luiz Fernando Ribeiro Santana e Sérgio Albuquerque Damião; “As juventudes como esperança eclesiológica: de Medellín a Santo Domingo”, de Gislene Danielski; “Conferência de Medellín e a paz como denúncia profética das injustiças no Continente latino-americano”, de Pedro Luiz Amorim Pereira; “Estudos prisionais nas Ciências da Religião e Teologia: situação, desafios e possibilidades”, de Lucas Henrique Pereira Duarte.

O número conta ainda com três artigos sobre outras temáticas: “Concepções e uso da mídia e da internet na Igreja Católica: uma abordagem histórica”, de Carolina Teles Lemos e Wolmir Therezio Amado; “A natureza assumida por Deus: a teologia litúrgica da Laudato Si’”, de Vitor Gino Finelon; “Sentir e Inteligir o Anúncio do Evangelho”, de Sergio Claudio de Sousa.

Por fim, na sessão final, temos a resenha enviada por Ana Lúcia de Araújo Portes sobre o livro “Walden” que é uma obra de H. D. Thoureau traduzida para o português, em 2019.

A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada desse ano e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
Editor Gerente

Publicado: 2020-07-31

Apresentação

Artigos em temas diversos

Resenhas