“Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras, fechando o ciclo de seu quinto ano de existência, o seu décimo número, dando continuidade a seu trabalho e consolidando sempre mais, assim, o seu escopo de difusão da pesquisa na Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES.

Neste ano de 2022, completam-se cinquenta anos da existência de nossa Faculdade Eclesiástica e da criação de nosso Programa de Pós-graduação. O Programa foi pioneiro ao vincular a reflexão bíblico-teológica, que emergia com grande força naquela época, ao Sistema Nacional de Pós-graduação que vinha, também, se estruturando no Brasil. “Pesquisas em Teologia”, em seus anos de serviço à Área, também, vem sempre contribuindo com a apresentação de uma diversidade de pesquisas neste importante campo de investigação.

No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de onze artigos e uma resenha. Como de praxe, o periódico apresenta o resumo das teses e dissertações defendidas, e dos Projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no ano de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio. Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo.

Antes de encerrarmos o fascículo, o leitor encontrará as cartas do Papa Francisco e do Grão-chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta relativas às comemorações do jubileu de ouro da Faculdade Eclesiástica e do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio. Encontrará, também, a ata da XVI Assembleia Geral da Conferência das Instituições Católicas de Teologia (COCTI/CICT), realizada em Lisboa, neste ano de 2022.

Como afirmado, número conta com onze artigos com as seguintes temáticas: “A cristologia de Nicolau de Cusa (1401-1464): análise em diálogo com Joseph Moingt”, de Francisco Emanoel Lima Santos; “A diversidade na unidade: convergência/divergência sob os princípios interpretativos baseados no caráter comunicativo das Sagradas Escrituras”, de Marcos de Almeida; “A Fé Cristã na Escritura para Joseph Ratzinger”, de Heber Ramos Bertuci; “A kénosis de Maria a mãe de Deus no cântico do Magnificat”, de Márcia Terezinha Cesar Miné Gerardo; “A sinodalidade na América Latina: o testemunho das Comunidades Eclesiais de Base”, de Tiago Cosmo da Silva Dias; “As mulheres em peregrinação aos lugares santos no século IV” de Marcelo Massao Osava; “Concílio Vaticano II: entre a perspectiva sinodal e o esmorecimento do entusiasmo”, de Waldecir Gonzaga e Ronny Santos de Abreu; “Justiça informada pela caridade: uma relação entre Teologia e Direitos Humanos”, de Wagner Augusto Moraes dos Santos; “O pão para os gentios: o encontro de Jesus com a mulher siro-fenícia em Marcos 7,24-30”, de Anderson Costa Pereira; “O sentido pascal da morte na perspectiva da esperança cristã no mundo contemporâneo”, de Gilmar Antônio Aguiar; “Por uma ética ecológica integral: um diálogo entre o pensamento do Papa Francisco e o pensamento da filósofa Adela Cortina” de Adriano Gomes Soares Pessanha e Bruno Moreira Rodrigues.

A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada desse ano e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

 

Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes

Editor Gerente

Publicado: 2022-12-29

Apresentação

Artigos em temas diversos

Resenhas

Nominata dos Avaliadores ad hoc

Resumos dos projetos de Iniciação Científica