A Geografia do Instituto Benjamin Constant: história e momentos atuais
Resumo
O propósito deste artigo é apresentar um histórico sobre o ensino de Geografia no Instituto Benjamin Constant (IBC), desde a sua criação até os dias atuais. Dentro desse contexto, faz-se necessário uma busca no que de fato foi importante para a sua criação e como a Geografia estava presente naquele momento, entendendo que a disciplina avançou com a produção de materiais didáticos e com os mapas táteis. Porém, no século XXI, o IBC ganha uma dimensão maior com os estágios supervisionados, expandindo-se para além dos muros do Instituto com propostas de cursos, oficinas e visitas guiadas. Assim, fazemos um percurso que apresente também as perspectivas para o futuro da Geografia, já que pesquisas estão sendo realizadas para a ampliação do ensino dessa disciplina no IBC.
Palavras-chave: Instituto Benjamin Constant. Deficientes Visuais. Ensino de Geografia.
Abstract
The purpose of this article is to present the history, from its creation to the present day, of geography teaching at Benjamin Constant Institute (IBC). Within this context, it is necessary a look on what was really important for its creation and how the geography was presented at that time, understanding that the discipline advanced with the production of didactic materials and with the tactile maps. However, in the 21st century, IBC wins a larger dimension with supervised internships, expanding beyond the walls of the Institute with proposals of courses, workshops and guided tours. Thus, we chose a route that presents the future perspectives for geography, as researches are being carried out to expand the teaching of this discipline in IBC.
Keywords: Benjamin Constant Institute. Visually Impaired. Geography Teaching.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.