Geografia Escolar: neoliberalismo, necropolítica e as coisinhas do chão
Resumo
O artigo em tela aborda algumas questões sobre as atuais políticas que entrelaçam a Geografia Escolar. Para isso, busca apresentar um olhar mais ampliado para o neoliberalismo (Ball) e necropolítica (Mbembe), enquanto macropolíticas que produzem contextos sociais nos quais a Geografia Escolar operacionaliza leituras e produções espaciais. A partir dessa dinâmica, o estudo encontra, nos intercessores (Deleuze), as coisinhas do chão (Barros), para tecer as micropolíticas que também constituem a Geografia Escolar contemporânea. Como reflexão final, encontramos nas reflexões de Yves Lacoste (guardadas as particularidades do seu tempo e lugar) elementos importantes para discutirmos a presença ou as implicações da docência em Geografia, em meio ao atual contexto de relações de poder e disputas por projetos de sociedade.
Palavras-chave: Geografia Escolar. Neoliberalismo. Necropolítica. Coisinhas do Chão.
Abstract
The article approaches some questions about the actual policies that interweave the Scholar Geography. For that, it aims to present an increased look over Neoliberalism (Ball) and Necropolitics (Mbembe), while macro-politics produces social contexts in which the Scholar Geography operationalizes readings and spatial productions. From this dynamic, this study finds, the intercessors (Deleuze), the coisinhas do chão (Barros), to make the micro-politics which also constitute the contemporary Scholar Geography. As a final thought, we find in Yves Lacoste reflections (except the characteristics of his time and place) important elements to discuss the presence or the implications of the teaching in Geography, in the actual context of the power relations and disputes for society projects.
Keywords: Scholar Geography. Neoliberalism. Necropolitics. Coisinhas do Chão.
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