A Aventura do Ensino em Geografia: algumas experiências pioneiras

  • Ruben Lois Gonzalez Universidade de Santiago de Compostela
  • María José Piñeira Mantiñán Universidade de Santiago de Compostela
  • Carlos Macía Arce Universidade de Santiago de Compostela
  • Francisco Armas Quintá Universidade de Santiago de Compostela

Resumo

Resumo


Atualmente, a geografia é uma disciplina fundamental para realizar o estudo do território. Suas ferramentas de trabalho, como Sistemas de Informação Geográfica ou as saídas de campo, são clave para entender a lógica do território e promover modelos de gestão mais eficazes, que impulsionam um desenvolvimento sustentável em termos de progresso social, equilíbrio ambiental e crescimento econômico. Alguns parâmetros que instituições como as Nações Unidas coletam em seus documentos-quadro e que na Espanha são transferidos para os currículos das diferentes etapas da educação (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio). Assim, desde tenra idade, os professores tentam incutir nos alunos a necessidade de cuidar, valorizar e proteger o território, e desenvolver modelos de crescimento sustentável baseado na coesão territorial e social. Ao longo deste artigo, faremos uma aproximação histórica sobre o foco do interesse da Geografia para, posteriormente, apresentar algumas de suas ferramentas educacionais.


Palavras Chave: Geografia, Cultura do território, Trabalho de campo, Sistemas de Informação Geográficos.


 


Abstract


Nowadays, geography is a fundamental discipline to carry out territory studies. Their work tools, such as geographic information systems or field outputs are key to understanding the logic of the territory and promoting more effective management models, which drive a sustainable development in terms of social progress, environmental balance and economic growth. Some parameters that institutions, such as the United Nations, collect in their framework documents and that in Spain are transferred to the curricula of different education stages (earlychildhood education, elementary school, high School). Thus, from an early age, teachers try to instil in the students the need to care, value and protect the territory, and develop models of sustainable growth based on the territorial and social cohesion. Throughout this article, we will make a historical approach about the focus of geography's interest to later present some of its educational tools.


Key Words: Geography, Territorial Culture, Fieldwork, Geographic Information Systems.

Publicado
Oct 15, 2019
Como Citar
GONZALEZ, Ruben Lois et al. A Aventura do Ensino em Geografia: algumas experiências pioneiras. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 3, n. 6, oct. 2019. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1151>. Acesso em: 19 apr. 2024.