O Ensino de Geografia sobre a Questão Ambiental: uma contribuição para o ensino fundamental

  • Vanessa Manfio NEAG Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O estudo acerca do meio ambiente e problemas ambientais são cada vez mais necessários no ensino escolar, auxiliando na formação de cidadãos empenhados na conservação e preservação ambiental, numa educação ambiental voltada à realidade social. Nesta frente educativa encontra-se a geografia que tem seu objetivo maior desvendar a relação homem e meio, partindo de várias escalas e entendimentos, correlacionando conceitos e teorias.  A geografia escolar abre possibilidade para um pensamento mais reflexivo e emancipatório do sujeito, que se compromete com o ambiente e traça novas perspectiva de vida socioambiental. Indo em direção a esta contribuição este artigo buscou discutir o ensino da geografia na ótica do pensamento ambiental, educar para respeitar o meio ambiente. Além disso, descreveu-se ao longo do texto algumas práticas desenvolvidas cm os alunos em 2020, por meio do ensino remoto que tivesse o caráter de trabalhar com a temática e induzir uma visão ambientalista, por meio do local e global. Para o artigo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e descritiva na composição do texto e para as práticas pedagógicas as metodologias ativas. Esperando com o trabalho contribuir para o ensino de geografia e as discussões a respeito da educação ambiental e geográfica.


Palavras-chave: Ensino de geografia, questão ambiental, ensino fundamental, práticas pedagógicas.


Abstract


The study of the environment and environmental problems are increasingly necessary in school education, helping to train citizens committed to environmental conservation and preservation, in an environmental education geared to social reality. In this educational front, there is geography that has its main objective to unveil the relationship between man and environment, starting from various scales and understandings, correlating concepts and theories. School geography opens the possibility for a more reflective and emancipatory thinking of the subject, who is committed to the environment and outlines new perspectives on socio-environmental life. Moving towards this contribution, this article sought to discuss the teaching of geography from the perspective of environmental thinking, educating to respect the environment. In addition, some practices developed with students in 2020 were described throughout the text, through remote teaching that had the character of working with the theme and inducing an environmentalist view, through the local and global. For the article, bibliographic and descriptive research was used in the composition of the text and for the pedagogical practices the active methodologies. Hoping with the work to contribute to the teaching of geography and discussions about environmental and geographic education.


Key words:  Teaching geography. Environmental issues, elementary education, pedagogical practices.

Publicado
Oct 26, 2021
Como Citar
MANFIO, Vanessa. O Ensino de Geografia sobre a Questão Ambiental: uma contribuição para o ensino fundamental. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 5, n. 10, oct. 2021. ISSN 2526-6276. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1531>. Acesso em: 18 jan. 2022.