“E as aulas, voltam quando professores?”: experiências diversas e confusas em tempos de pandemia

  • Marcelo Alonso Morais Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luana Correia SME RJ
  • Hilton Silva Júnior Colégio de Aplicação UERJ
  • Marcelo Campello Colégio de Aplicação UFRJ
  • Paula Fernandes da Silva SEEDUC RJ

Resumo

Quando iremos retornar? É possível responder a essa pergunta de maneira genérica? Todas as escolas voltarão ao mesmo tempo? Em que medida a reflexão geográfica sobre o processo educativo permite-nos responder às questões inéditas colocadas pela pandemia de COVID-19 sobre a realidade escolar, que já era tão diversa e desigual? Estas foram as perguntas que cinco professores e professoras de diferentes redes de ensino na cidade do Rio de Janeiro fizeram ao pensar como seria a dinâmica escolar após o retorno das aulas presenciais. E mais, como a perspectiva espacial é importante para ponderar as políticas de educação a partir da diversidade de realidades escolares no Rio de Janeiro.


Palavras-chave: Escola; Geografias da Escola; Covid-19; retorno às aulas.


Abstract


When should we return? Is it possible to answer this question in a generic way? Will all schools come back at the same time? How geographical thought about educational processes allow us to answer unprecedent questions setted by the Covid-19 pandemic on the school reality, which was already so diverse and unequal? These were the questions five teachers from diferente kinds of schools in Rio de Janeiro asked about school dynamics after the social distance would be suspended. Moreover, how geographical thought is important to consider education policies based on the diversity of school realities in Rio de Janeiro.


Keywords: School, School Geographies; Covid-19; school’s return.

Publicado
Oct 26, 2021
Como Citar
MORAIS, Marcelo Alonso et al. “E as aulas, voltam quando professores?”: experiências diversas e confusas em tempos de pandemia. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 5, n. 10, oct. 2021. ISSN 2526-6276. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1650>. Acesso em: 08 dec. 2022.