O Ensino de Geografia através de Maquetes e Maquetes Táteis na Educação Básica

  • Priscila Daniele de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Jacks Richard de Paulo UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Resumo

Este artigo aborda o ensino de Geografia sob mediação das maquetes e o objetivo principal foi analisar as contribuições das maquetes e maquetes táteis para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento em Geografia na educação básica. Para tal, realizou-se uma pesquisa junto a base de dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) para identificação e análise das pesquisas realizadas no período mencionado e que permeiam a temática investigativa deste trabalho. Os dados desta pesquisa evidenciaram que as maquetes podem contribuir para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimentos tanto na área de Geografia quanto nas demais áreas do conhecimento, sobretudo, sob a perspectiva inclusiva. Além disso, demonstrou-se também que as maquetes representam muito para a Geografia, pois tendem a garantir bons caminhos que possibilitam análises geográficas, incluindo diversos assuntos e dimensões espaciais. O que vai de encontro com a ideia de que a disciplina de Geografia é a ciência que possui a responsabilidade de privilegiar e viabilizar a análise crítica do espaço.


Palavras-chaves: Maquetes; Maquete Táteis; Geografia; Inclusão


 


Abstract


This article addresses the teaching of Geography through the mediation of mockups and the main objective was to analyze the contributions of mockups and tactile mockups to the process of teaching, learning and construction of knowledge in Geography in basic education. To this end, a search was conducted in the BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) database to identify and analyze the research carried out in the period mentioned and that permeate the investigative theme of this work. The data from this research showed that the models can contribute to the process of teaching, learning and building knowledge both in the area of Geography and in other areas of knowledge, especially from an inclusive perspective. In addition, it was also shown that the mockups represent much to Geography, because they tend to guarantee good paths that enable geographic analysis, including several issues and spatial dimensions. This is in line with the idea that the discipline of Geography is the science that has the responsibility to privilege and enable the critical analysis of space.


Keywords: Mockups; Tactile Mockup; Geography; Inclusion

Publicado
Jun 1, 2022
Como Citar
OLIVEIRA, Priscila Daniele de; PAULO, Jacks Richard de. O Ensino de Geografia através de Maquetes e Maquetes Táteis na Educação Básica. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 6, n. 11, june 2022. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1723>. Acesso em: 20 apr. 2024.