Parques Urbanos como Espaço não Formais para o Ensino da Biogeografia na Cidade de Boa Vista, Roraima

  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadual de Roraima
  • Maria das Neves Magalhães Pinheiro Instituto de Educação de Roraima
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadual de Roraima

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar o uso de parques urbanos, como espaço não formal para o ensino da Biogeografia. O trabalho foi realizado nos parques: Estadual Anauá, municipal Germano Augusto Sampaio e na Escola Bosque, todos localizado na área urbana do município, a realização do estudo contou com a participação dos acadêmicos do curso de Biologia/PARFOR da Universidade Estadual de Roraima.  A metodologia utilizada abrangeu aula teórica referente aos impactos ambientais nos ecossistemas urbanos, visitas in loco e aplicação de metodologia do tipo check list. Os resultados demonstram que os parques urbanos são espaços não formais que devem ser utilizados para aula prática no ensino da Biogeografia, e os métodos empregados trouxeram resultados que demonstram os principais problemas ambientais decorrentes da falta de planejamento nesses ambientes naturais e as principais interferências no meio físico e biótico, que tornam o debate relacionado aos espaços não formais e os impactos decorrentes das atividades humanas, necessários para a disciplina de Biogeografia, cidadania e ambiente natural.


Palavras-chave: Parques urbanos, Espaço não formal, Biogeografia


 


Abstract


This article aims to demonstrate the use of urban parks as a non-formal space for teaching Biogeography. The work was carried out in the parks: State Anauá, municipal Germano Augusto Sampaio and Escola Bosque, all located in the urban area of ​​the municipality, the study was carried out with the participation of academics from the Biology / PARFOR course at the State University of Roraima. The methodology used included theoretical classes on environmental impacts on urban ecosystems, on-site visits and application of a checklist-type methodology. The results demonstrate that urban parks are non-formal spaces that should be used for practical classes in the teaching of Biogeography, and the methods used have brought results that demonstrate the main environmental problems resulting from the lack of planning in these natural environments and the main interferences in the physical environment. and biotic, which make the debate related to non-formal spaces and the impacts resulting from human activities, necessary for the discipline of Biogeography, citizenship and natural environment.


Keywords: Urban parks, Non-formal space, Biogeography

Publicado
Nov 16, 2022
Como Citar
FALCÃO, Márcia Teixeira; PINHEIRO, Maria das Neves Magalhães; OLIVEIRA, Sandra Kariny Saldanha de. Parques Urbanos como Espaço não Formais para o Ensino da Biogeografia na Cidade de Boa Vista, Roraima. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 6, n. 12, nov. 2022. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1786>. Acesso em: 26 apr. 2024.