OS AVANÇOS DA AVALIAÇÃO NO SÉCULO XXI
Resumo
Resumo
O conceito de avaliação evoluiu aceleradamente nas duas últimas décadas e a prática da avaliação não tem acompanhado esse avanço, o que tem gerado distorções de métodos e resultados. A capacitação do educador é crucial e urgente para que a avaliação cumpra o seu propósito de promover a transformação. A questão crucial é descobrir o que é preciso fazer para criar e desenvolver avaliações que sejam realmente utilizadas para reduzir incertezas, melhorar a efetividade e tomar decisões relevantes.
Palavras-chave: avalição; capacitação do educador; transformação
Abstract
The concept of evaluation has evolved rapidly in the last two decades and the practice of evaluation has not accompanied this advance. This situation has generated distortions of methods and results. The educator's training is considered crucial and urgent for the evaluation to fulfill the purpose of promoting transformation. The crucial issue is to find out what is need to be done, to create and develop assessments that are actually used to reduce uncertainties, to improve effectiveness, and to make relevant decisions.
Key words: evaluation; educator’s trining; transformation
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.