NOVOS CAMINHOS DA LICENCIATURA E ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL
Resumo
Resumo
A formação de professores no Brasil é um dos principais pontos que devem emergir na relação Academia e Escolas básicas para a ressignificação desse profissional, em muito âmbitos. A escola continua fragmentada 20 anos após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira de 1996, muito por conta de os cursos universitários manterem uma formação de profissionais 'em caixinhas', apesar de alguma melhora na relação entre os bacharéis e licenciaturas. Nesse sentido, ao adentrar o mundo do trabalho docente, os novos professores precisam ter em mente algumas questões que ainda são tratadas de forma dicotômica e que precisam ser definitivamente internalizadas pelas instituições e tratadas para que se evite, definitivamente, o mal estar docente tão comum ainda nos ambientes escolares.
Palavras chave: Educação Geográfica e Cidadania. Formação docente. Licenciatura em Geografia. Práticas profissionais;
Abstract
Teacher’s training in Brazil is one of the main points that should emerge in the relation between the Academy and the Basic Schools when we intend this professional’s re-signification, in many areas. After twenty years, the school remains fragmented, even after Brazilian Guidelines and Bases of Education Law, 1996. Largely because university courses maintain professional education in boxes, despite some improvement in the relationship between bachelors and teacher graduationundergraduates. In this sense, after their beginning work’s world, new teachers need to keep in mind some questions. Those that are considered in a dichotomous way and have to be definitively internalized by the institutions and treated in a way to avoid, definitively, teacher’s malaise still very common in school settings.
Key Words: Geographic education and Citizenship. Teacher Training. Degree in Geography. Professional practices.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.