NOVOS CAMINHOS DA LICENCIATURA E ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL

  • Augusto Cesar Pinheiro da Silva PUC-Rio

Resumo

Resumo


A formação de professores no Brasil é um dos principais pontos que devem emergir na relação Academia e Escolas básicas para a ressignificação desse profissional, em muito âmbitos. A escola continua fragmentada 20 anos após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira de 1996, muito por conta de os cursos universitários manterem uma formação de profissionais 'em caixinhas', apesar de alguma melhora na relação entre os bacharéis e licenciaturas. Nesse sentido, ao adentrar o mundo do trabalho docente, os novos professores precisam ter em mente algumas questões que ainda são tratadas de forma dicotômica e que precisam ser definitivamente internalizadas pelas instituições e tratadas para que se evite, definitivamente, o mal estar docente tão comum ainda nos ambientes escolares.


Palavras chave: Educação Geográfica e Cidadania. Formação docente. Licenciatura em Geografia. Práticas profissionais;


 Abstract


Teacher’s training in Brazil is one of the main points that should emerge in the relation between the Academy and the Basic Schools when we intend this professional’s re-signification, in many areas. After twenty years, the school remains fragmented, even after Brazilian Guidelines and Bases of Education Law, 1996. Largely because university courses maintain professional education in boxes, despite some improvement in the relationship between bachelors and teacher graduationundergraduates. In this sense, after their beginning work’s world, new teachers need to keep in mind some questions. Those that are considered in a dichotomous way and have to be definitively internalized by the institutions and treated in a way to avoid, definitively, teacher’s malaise still very common in school settings.


Key Words: Geographic education and Citizenship. Teacher Training. Degree in Geography. Professional practices.

Publicado
Dec 6, 2018
Como Citar
SILVA, Augusto Cesar Pinheiro da. NOVOS CAMINHOS DA LICENCIATURA E ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 1, n. 1, dec. 2018. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/811>. Acesso em: 21 nov. 2024.