FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA PUC-RIO
Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma proposta de trabalho desenvolvida com licenciandos em Geografia da PUC-Rio. Tomando como objetivo principal a reflexão sobre a relação conteúdos-metologias no ensino da Geografia escolar, os graduandos foram convidados a analisar e propor materiais didáticos lúdicos e inovadores. Estes materiais didáticos estão apresentados neste artigo que conta com a co-autoria de seus elaboradores.
Palavras-chave: Formação de professores, ensino básico, material didático
Abstract
In this paper we present the results of a work proposal developed with Geography students of PUC-Rio. Taking as main objective the reflection on the relationship between contents and methodologies in teaching school geography, the students were invited to analyze and propose playful and innovative didactic materials. These didactic materials are presented in this article that counts on the co-authorship of their elaborators.
Key words: Teacher training, basic education, didactic material
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.