Por uma educação da complexidade
Análise crítica da BNCC
Resumo
Este ensaio decorre das discussões e leituras feitas ao longo da disciplina Teorias e Práticas da Educação Geográfica ofertada pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pretende-se aqui problematizar as inconsistências presentes no modelo educacional curricular disciplinar com base na teoria da complexidade que propõe a transcendência da visão fragmentada a ciência para um ensino integrador e transdisciplinar, perpassando pelo debate crítico sobre o modelo de educação interdisciplinar a ser implementado nos próximos anos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo o país. Para enriquecimento do debate, abordaremos as discussões sobre a ciência clássica, totalidade e o pensamento complexo, com a contribuição do materialismo histórico dialético para a reflexão acerca dos princípios éticos-políticos-ideológicos que cerceiam a educação atual.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.