Por uma educação da complexidade

Análise crítica da BNCC

  • Gleyce Assis da Silva Barbosa PUC-RIO

Resumo

Este ensaio decorre das discussões e leituras feitas ao longo da disciplina Teorias e Práticas da Educação Geográfica ofertada pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pretende-se aqui problematizar as inconsistências presentes no modelo educacional curricular disciplinar com base na teoria da complexidade que propõe a transcendência da visão fragmentada a ciência para um ensino integrador e transdisciplinar, perpassando pelo debate crítico sobre o modelo de educação interdisciplinar a ser implementado nos próximos anos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo o país. Para enriquecimento do debate, abordaremos as discussões sobre a ciência clássica, totalidade e o pensamento complexo, com a contribuição do materialismo histórico dialético para a reflexão acerca dos princípios éticos-políticos-ideológicos que cerceiam a educação atual.

Publicado
Jul 24, 2019
Como Citar
DA SILVA BARBOSA, Gleyce Assis. Por uma educação da complexidade. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 3, n. 5, july 2019. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/875>. Acesso em: 23 nov. 2024.