A Revista Ergodesign & HCI  (ISSN 2317- 8876) é uma ideia da Professora Anamaria de Moraes, que desejava compartilhar os melhores trabalhos dos eventos Ergodesign & USIHC com a comunidade acadêmica e científica brasileira e do exterior, como uma iniciativa do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces LEUI, da PUC-­Rio. Apesar das várias publicações nas áreas da Ergonomia e do Design essa é a primeira publicação de natureza acadêmica e científica sobre a aplicação da Ergonomia ao Design – Ergodesign – e aos Estudos da Interação Humano-­computador no âmbito do Ergonomia, publicada no Brasil.

Os artigos publicados na  Revista Ergodesign & HCI refletem um quadro nacional e internacional de pesquisa em Design e Ergonomia feitas em diversos Programas de Pós­-Graduação, Graduação e Institutos de Pesquisa da área de Design, Ergonomia e em áreas afins.

A Revista Ergodesign & HCI  é publicada somente no formato digital e  foi incluida no Qualis 2015 da CAPES, da área Arquitetura, Urbanismo e Design com a nota B3.

Conselho Editorial por edição 

 * Edição Especial v.5, 2017

Profa. Dra. Alessandra Carusi (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)            

Profa. Dra. Claudia Mont'Alvão (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Claudia Stamato (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Daniela Saito  (IFSC Instituto Federal de Santa Catarina)

Prof. Dr. Edson Rufino de Souza (UFES Univ. Federal do Espírito Santo / INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial)

Prof. Dr. Eduardo Brandão (ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ / Globosat)

Profa. Dra. Isabela Fernandes Andrade (UFPEL Universidade Federal de Pelotas)

Prof. Dr. Leonardo Marques (ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ)

Profa. Dra. Lucia Ribeiro (PUC Goiás Pontifícia Univ. Católica de Goiás) 

Prof. Dr. Luiz Carlos Agner (FACHA Faculdades Integradas Hélio Alonso - RJ)

Profa. Dra. Luiza Rebello (UFF Univ. Federal Fluminense, RJ) 

Profa. Dra. Maria Lúcia Okimoto (UFPR Univ. Federal do Paraná)

Prof. Dr. Sergio Brondani (UFSM Univ. de Santa Maria)

Prof. Dr. Sydney Freitas (UERJ Univ. do Estado do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Valéria Gomes (UERJ Univ. do Estado do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Vera Helena Moro Bins Ely (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina)

 * Edição v.5 n.1, 2017

Profa. Dra. Carla Spinillo (UFPR Univ. Federal do Paraná)

Profa. Dra. Claudia Mont'Alvão (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Claudia Stamato (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Cristina Portugal (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Prof. Dr. Eduardo Brandão (ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ/ Globosat)

Prof. Dr. Gilberto Rangel (UNICAM Univ Candido Mendes, RJ)

Prof. Dr. José Guilherme Santa Rosa (UFRN Univ. Federal do Rio Grande do Norte)

Profa. Dra. Marcia Rangel (IFSMG Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais)

Profa. Dra. Marli Everling (UNIVILLE Univ. da Região de Joinville)

Prof. Dr. Raimundo Diniz (UFMA Universidade Federal do Maranhão)

Prof. Dr. Sergio Brondani (UFSM Universidade de Santa Maria)

Prof. Dr. Sydney Freitas (UERJ Univ. do Estado do Rio de Janeiro)

 * Edição Especial v.4, 2016 

Prof. Dr. Carlos Lucena (University of Waterloo, Canadá)                                   

Profa. Dra. Claudia Mont'Alvão (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Claudia Stamato (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Cristina Portugal (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Daniela Saito  (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina)

Prof. Dr Eduardo Ariel (ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ)  

Prof. Dr. Eduardo Brandão (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro / Globosat)

Prof. Dr. Gilberto Rangel (UNICAM Univ Candido Mendes, RJ)

Prof. Dr. Giuseppe Amado (UFF Univ. Federal Fluminense, RJ)

Prof. Dr. Leonardo Marques (ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ)

Prof. Dr. Luiz Carlos Agner (FACHA Faculdades Integradas Hélio Alonso - RJ)

Profa. Dra. Luiza Rebello (UFF Univ. Federal Fluminense, RJ) 

Profa. Dra. Manuela Quaresma (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)  

Profa. Dra. Marcia Rangel (IFSMG Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais)

Profa. Dra. Mariana Lapolli (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina / Editora Pandion)

Profa. Dra. Paula da Cruz Landim (UNESP Univ. Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/ Bauru-SP) 

Prof. Dr. Raimundo Diniz (UFMA Universidade Federal do Maranhão)

Profa. Dra. Taciana Burgos (UFRN Univ. Federal do Rio Grande do Norte) 

Profa. Dra. Valéria Gomes (UERJ Univ. do Estado do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Vânia Ulbricht (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina)

Profa. Dra. Vilma Villarouco (UFPE Univ. Federal de Pernambuco) 

Profa. Dra. Viviane Gaspar El Marghani (UFPR Univ. Federal do Paraná)

 

 * Edições v.4, n1 e n2, 2016 

Profa. Dra. Alessandra Carusi (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)                                          

Profa. Dra. Claudia Mont'Alvão (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Claudia Mourthe (UFRJ Univ. Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)                          

Profa. Dra. Claudia Stamato (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Cristina Portugal (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)            

Profa. Dra. Daniela Saito (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina)

Prof. Dr Eduardo Ariel (ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ)          

Prof. Dr. Eduardo Brandão (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro / Globosat)

Profa. Dra. Emília Duarte (IADE Creative University, Portugal)

Prof. Dr. Eugênio Merino (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina)

Prof. Dr. Gilberto Rangel (UNICAM Univ Candido Mendes, RJ)

Prof. Dr. Giuseppe Amado (UFF Univ. Federal Fluminense, RJ)

Prof. Dr. José Guilherme Santa Rosa (UFRN Univ. Federal do Rio Grande do Norte)

Prof. Dr. Leonardo Marques (ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ)

Profa. Dra. Luiza Rebello (UFF Univ. Federal Fluminense, RJ)

Profa. Dra. Marcia Rangel (IFSMG Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais)

Profa. Dra. Marli Everling (UNIVILLE Univ. da Região de Joinville)

Prof. Dr. Nelson Matias (FATEA Faculdades Integradas Teresa d'Ávila)

Prof. Dr. Raimundo Diniz (UFMA Universidade Federal do Maranhão)

Prof. Dr. Sydney Freitas (UERJ Univ. do Estado do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Valéria Gomes (UERJ Univ. do Estado do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Vânia Ulbricht (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina)

 

* Edição v.3, n.1 e n.2, 2015 

Profa. Dra. Alessandra Carusi (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Profa. Dra. Claudia Mont ́Alvão (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Profa. Dra. Claudia Mourthé (UFRJ Univ. Federal do Rio de Janeiro) 

Profa. Dra. Cristina Portugal (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Prof. Dr. Giuseppe Amado (UFF Univ. Federal Fluminense, RJ) 

Prof. Dr. Jose Guilherme Santa Rosa (UFRN Univ. Federal do Rio Grande do Norte) 

Prof. Dr. Luiz Carlos Agner (FACHA Faculdades Integradas Hélio Alonso - RJ) 

Profa. Dra. Manuela Quaresma (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Prof. Dr. Sydney Fernandes (UERJ Univ. do Estado do Rio de Janeiro) 

Profa. Dra. Stephania Padovani (UFPR Univ. Federal do Paraná) 

Profa. Dra. Vera Helena Moro Bins Ely (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina)

Profa. Dra. Vilma Villarouco (UFPE Univ. Federal de Pernambuco) 

Prof. Dr. Walter Franklin Correa (UFPE Univ. Federal de Pernambuco) 

 

* Edição v.2, n.1 e n.2, 2014

 Profa. Dra. Alessandra Carusi (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Profa. Dra. Claudia Mont ́Alvão (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Prof. Dr. Eduardo Ariel (ESPM Escola superior de Propaganda e Marketing - RJ) 

Prof. Dr Jose Guilherme Santa Rosa (UFRN Univ. Federal do Rio Grande do Norte) 

Prof. Dr Leonardo Marques (ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ) 

Profa. Dra. Lucia Ribeiro (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Prof. Dr Luiz Carlos Agner (FACHA Faculdades Integradas Hélio Alonso - RJ) 

Profa. Dra. Manuela Quaresma (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Prof. Dr. Marcelo Márcio Soares (UFPE Univ. Federal de Pernambuco) 

Prof. Dr. Raimundo Diniz (UFMA Universidade Federal do Maranhão)

Prof. Dr. Sydney Fernandes (UERJ Univ. do Estado do Rio de Janeiro) 

Profa. Dra. Stephania Padovani (UFPR Univ. Federal do Paraná) 

Profa. Dra. Viviane Gaspar El Marghani (UFPR Univ. Federal do Paraná) 

Profa. Dra. Vilma Villarouco (UFPE Univ. Federal de Pernambuco)

 

 

* Edição v.1, n.1 e n.2, 2013

 Profa. Dra. Alessandra Carusi (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Profa. Dra Claudia Mont'Alvão (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Profa. Dra. Claudia Mourthe (UFRJ Univ. Federal do Rio de Janeiro) 

Prof. Dr Eduardo Ariel (ESPM Escola superior de Propaganda e Marketing - RJ) 

Prof. Dr Eugenio Merino (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina) 

Prof. Dr Giuseppe Amado (UFF Univ. Federal Fluminense, RJ)

Prof. Dr. Jose Carlos Placido (UNESP Univ. Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/ Bauru-SP) 

Prof. Dr Leonardo Marques (ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ) 

Profa. Dra. Luiza Boueri Rebello (UFF Univ. Federal Fluminense, RJ)

Profa. Dra. Lucia Ribeiro (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro)

Profa. Dra Manuela Quaresma (PUC-Rio Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro) 

Prof. Dr. Sydney Freitas (UERJ Univ. do Estado do Rio de Janeiro) 

Profa. Dra. Taciana Burgos (UFRN Univ. Federal do Rio Grande do Norte) 

Profa. Dra. Vania Ulbricht (UFSC Univ. Federal de Santa Catarina)