DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE AUXÍLIO À FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E DE ESTIMULAÇÃO VISUAL DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME CONGÊNITA ASSOCIADA AO VÍRUS ZIKA

  • Mariana Almeida Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil
  • Lorena Pinto Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil
  • João Marcos Bittencourt Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil
  • Giuseppe Amado Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Brasil

Resumo




A proposta deste trabalho foi de criar um produto novo com foco na tecnologia assistiva. Este, define-se como uma cadeira de auxílio a fisioterapia respiratória e de estimulação visual de crianças, na faixa etária de 0 a 3 anos, com Síndrome Congênita Associada ao Vírus Zika (SCZKV). O método utilizado para o desenvolvimento tem o suporte da intervenção Ergonomizadora através de visitas periódicas e diálogos dentro de um instituto de fisioterapia e reabilitação, com o acompanhamento do tratamento de uma criança diagnosticada com tal síndrome. O trabalho adequou-se para a realização do tratamento, mantendo a coluna da paciente alinhada e também exemplifica como o design é uma ferramenta de inclusão.




Publicado
Dec 6, 2019
Como Citar
ALMEIDA, Mariana et al. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE AUXÍLIO À FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E DE ESTIMULAÇÃO VISUAL DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME CONGÊNITA ASSOCIADA AO VÍRUS ZIKA. Revista ErgodesignHCI, [S.l.], v. 7, n. Especial, p. 14-23, dec. 2019. ISSN 2317-8876. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1302>. Acesso em: 27 sep. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v7iEspecial.1302.