AVALIAÇÃO COOPERATIVA PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS DE USABILIDADE NA INTERFACE DE UMA BASE DE DADOS BIBLIOGRÁFICA TEMÁTICA, A PARTIR DA PERFORMANCE DO USUÁRIO EXPERIENTE

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar a usabilidade da base de dados bibliográfica disponibilizada por uma das bibliotecas temáticas da Fundação Oswaldo Cruz para consulta ao seu acervo. Pretendeu-se compreender os fatores que tem influência sobre a realização da busca por informação em bases de dados e considerou-se o componente da usabilidade, performance do usuário experiente (EUP), como fator para a escolha do recorte da população, a qual foi composta por bibliotecários atuantes na biblioteca. Como método foi utilizada a avaliação cooperativa, que possui como vantagem a interação direta entre pesquisador e usuário, para identificação dos problemas mais significativos de um sistema. Como resultado, verificou-se que a experiência dos bibliotecários no uso do sistema e o domínio do conhecimento sobre o acervo e o seu tema tiveram impacto sobre o processo de busca, facilitando o uso da base de dados bibliográfica. Ao final foram elencadas considerações dos especialistas para melhoria do sistema.

Publicado
Dec 31, 2020
Como Citar
SILVA, Cláudia Souza e; OLIVEIRA, André Ribeiro de. AVALIAÇÃO COOPERATIVA PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS DE USABILIDADE NA INTERFACE DE UMA BASE DE DADOS BIBLIOGRÁFICA TEMÁTICA, A PARTIR DA PERFORMANCE DO USUÁRIO EXPERIENTE. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 72-91, dec. 2020. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1465>. Acesso em: 20 apr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v8i2.1465.