DESIGN DE APLICAÇÕES DIGITAIS ORIENTADAS PELO USO DE HUMAN-CENTERED MACHINE LEARNING (HCML): CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM PLATAFORMAS DE STREAMING DE JOGOS A PARTIR DO PROCESSO DE REDESIGN DA TWITCH

Resumo

O uso de Aprendizado de Máquina (Machine Learning - ML) tem sido cada vez mais presente em diversas aplicações, especialmente em recomendação de conteúdo em plataformas de streaming. No entanto, por vezes a automatização proporcionada pelo aprendizado de máquina pode vir a impactar negativamente a experiência do usuário, fazendo com que este não tenha mais um controle sobre qual conteúdo deseja ter acesso, gerado a partir de um ciclo vicioso de recomendações baseadas em preferências de uso. O Human-Centered Machine Learning (HCML) visa prover alternativas para que o aprendizado de máquina (ML) possa permitir um controle explícito ao usuário, em contraposição a um aprendizado implícito. Este artigo tem como objetivo demonstrar o potencial da aplicabilidade do HCML e otimização da navegação no redesign da Twitch, uma plataforma de streaming de jogos eletrônicos. Deste modo, realizou-se uma análise da interface da plataforma tendo como base o design de navegação, identificando possíveis alternativas adaptadas a partir da premissa estabelecida pelo HCML.


 

Publicado
Dec 31, 2021
Como Citar
MULLING, Tobias Tessmann; GARCIA, Paulo Ricardo Quevedo. DESIGN DE APLICAÇÕES DIGITAIS ORIENTADAS PELO USO DE HUMAN-CENTERED MACHINE LEARNING (HCML): CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM PLATAFORMAS DE STREAMING DE JOGOS A PARTIR DO PROCESSO DE REDESIGN DA TWITCH. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 1-18, dec. 2021. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1510>. Acesso em: 25 apr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1510.