DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DE SOFTWARE PARA PESQUISA DE PÚBLICOS NO MUSEU CÂMARA CASCUDO

  • Pedro Gabriel Silva de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil
  • Marina Pereira Farias do Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil
  • Bruno Santana da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7689-8000

Resumo

Museus buscam estabelecer comunicações eficientes e eficazes com seus públicos. A pesquisa de público precisa fazer parte do cotidiano dos museus e não apenas em atividades esporádicas, pois seus públicos estão em constante evolução. Amaral (2019) projetou um software para coletar dados sobre os perfis dos públicos que visitam o Museu Câmara Cascudo e facilitar a condução contínua da pesquisa de público nesse museu. Como continuidade, este trabalho apresenta o desenvolvimento deste software e sua avaliação com a participação de visitantes do museu dentro do setor expositivo. Buscou-se desenvolver um software flexível para uso em diferentes dispositivos, de fácil atualização das questões de pesquisa e com resultados salvos para facilitar diferentes análises futuras. O software foi avaliado por um teste de usabilidade que analisou a conclusão da coleta de dados, o tempo necessário, dúvidas e desconfortos dos visitantes em relação às perguntas. Todos os 11 participantes conseguiram completar a tarefa com sucesso, em média de 3 minutos. Alguns participantes enfrentaram dificuldades relacionadas com a familiaridade com a tecnologia. Essas dificuldades foram facilmente superadas, sem impacto significativo para a experiência do visitante. Este software demonstrou ser uma ferramenta com potencial para apoiar a pesquisa de públicos no museu de forma contínua.

Publicado
Dec 31, 2021
Como Citar
LIMA, Pedro Gabriel Silva de; AMARAL, Marina Pereira Farias do; SILVA, Bruno Santana da. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DE SOFTWARE PARA PESQUISA DE PÚBLICOS NO MUSEU CÂMARA CASCUDO. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 19-33, dec. 2021. ISSN 2317-8876. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1516>. Acesso em: 20 may 2022. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1516.