PROPOSTA TAXONÔMICA DE USABILIDADE BASEADA EM CORES DE JOGOS DIGITAIS

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer uma classificação de práticas de recursos visuais, com foco no uso das cores, para comunicação e usabilidade em jogos eletrônicos, exemplificando diferentes soluções que tornam projetos em experiências mais imersivas e de fácil acesso para o público. Com uma avaliação das soluções que já foram utilizadas pela indústria em diversos outros projetos, este artigo mostra quais alternativas novos criadores de games podem usar ao seu favor para melhorar a experiência do consumidor, utilizando comunicação através de cores dentro dos jogos. Para exemplificar o uso das cores para se comunicar com o jogador, este artigo classifica as várias soluções que outros games utilizaram para criar esta comunicação. Estas alternativas que serão analisadas são separadas por: uso das cores em itens, inimigos e personagens, cenários, interface, e uso de cor como mecânica central. Em cada um destes temas serão mostrados quais métodos foram utilizados por outros projetos, e será explicado quais são as práticas que, no momento de desenvolvimento, outros criadores de jogos podem aplicar para trazer a mesma usabilidade.  Estes usos seguem certos padrões, como ter a função de classificar, identificar e facilitar o entendimento de certos elementos de jogatina.

Publicado
Jun 30, 2022
Como Citar
NASCIMENTO, Aldus Gabriel Cardoso; ALBUQUERQUE, Rafael Marques de. PROPOSTA TAXONÔMICA DE USABILIDADE BASEADA EM CORES DE JOGOS DIGITAIS. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 1-14, june 2022. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1615>. Acesso em: 20 apr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v10i1.1615.