QUAL A OPINIÃO DE MULHERES SOBRE A INFORMAÇÃO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS? UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE SAÚDE NO MEIO DIGITAL

Resumo

Observa-se o uso da internet como meio de pesquisa sobre contracepção por usuárias. O artigo busca contribuir para preencher a lacuna sobre a comunicação deste assunto, através de um levantamento realizado com mulheres sobre a opinião destas quanto a conteúdos, mídias e formas de apresentação da informação do tema no meio digital. São apresentados aspectos da representação da informação sobre saúde reprodutiva, envolvendo estilos gráficos de representação, pesquisas de visualização da informação em saúde e pesquisas relacionadas a experiência do usuário. O método utilizado foi a aplicação de um questionário com mulheres que utilizam o meio digital para se informar sobre contracepção. Mostrou-se uma preferência do público quanto a infográficos e representações realistas, a “facilidade” de um artefato a característica mais apontada como desejada. A credibilidade e desejabilidade foram apontados como as maiores críticas entre as usuárias quanto aos materiais existentes. São propostas algumas recomendações para o design de materiais gráficos sobre métodos contraceptivos veiculados no meio digital para mulheres, como por exemplo o enfoque em características emocionais dos artefatos digitais.

Publicado
Jun 30, 2022
Como Citar
SANSEVERINO, Laís; SPINILLO, Carla Galvão. QUAL A OPINIÃO DE MULHERES SOBRE A INFORMAÇÃO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS? UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE SAÚDE NO MEIO DIGITAL. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 115-130, june 2022. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1758>. Acesso em: 25 apr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v10i1.1758.