Cartografia Escolar e Educação Antirracista
A propósito das representações espaciais de África no ensino de geografia
Resumo
O artigo apresenta o relato de uma atividade pedagógica desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Partindo dos questionamentos acerca da formação docente e da função social do conhecimento científico, oferecemos alguns elementos da investigação sobre a cartografia escolar e a educação antirracista, centrada no levantamento metodológico da pesquisa-ação. Assim, o presente trabalho pretende contribuir para a valorização dos conteúdos escolares que tangem à temática africana no ensino de geografia, em resposta à Lei nº 10.639/03, visando a utilização da cartografia como orientadora na (des)construção de representações espaciais.
Palavras-chave: Cartografia escolar; Relações raciais; África, Ensino de geografia
Abstract
This paper presentes the account of a pedagogical acitvity carried out by scholars of the Institutional Program of Teching Tutorial of the Federal Rural Rio de Janeiro University. Starting off from the questionings about the teaching formation and the social function of the scientfic knowledge, we offer some elements of the examination about the school cartography and the anti-racism education, focused on the methodological inquiry of the ressearch-action. Thus, the presente article seeks to contribute to the valuation of the school contents that refers to the african topic on the geography teaching, as a response to the act 10.639/03, looking foward to the use of cartography as a guide in the (un) development of spatial representations.
Key-words: Cartography teaching; Racial relations; Africa; Geography teaching
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.