Cartografia Escolar e Educação Antirracista

A propósito das representações espaciais de África no ensino de geografia

  • Mariana Nunes Pereira Bastos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo apresenta o relato de uma atividade pedagógica desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Partindo dos questionamentos acerca da formação docente e da função social do conhecimento científico, oferecemos alguns elementos da investigação sobre a cartografia escolar e a educação antirracista, centrada no levantamento metodológico da pesquisa-ação. Assim, o presente trabalho pretende contribuir para a valorização dos conteúdos escolares que tangem à temática africana no ensino de geografia, em resposta à Lei nº 10.639/03, visando a utilização da cartografia como orientadora na (des)construção de representações espaciais.


Palavras-chave: Cartografia escolar; Relações raciais; África, Ensino de geografia


 


Abstract


This paper presentes the account of a pedagogical acitvity carried out by scholars of the Institutional Program of Teching Tutorial of the Federal Rural Rio de Janeiro University. Starting off from the questionings about the teaching formation and the social function of the scientfic knowledge, we offer some elements of the examination about the school cartography and the anti-racism education, focused on the methodological inquiry of the ressearch-action. Thus, the presente article seeks to contribute to the valuation of the school contents that refers to the african topic on the geography teaching, as a response to the act 10.639/03, looking foward to the use of cartography as a guide in the (un) development of spatial representations.


Key-words: Cartography teaching; Racial relations; Africa; Geography teaching

Publicado
Apr 9, 2020
Como Citar
BASTOS, Mariana Nunes Pereira. Cartografia Escolar e Educação Antirracista. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 4, n. 7, apr. 2020. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1023>. Acesso em: 23 nov. 2024.