Histórias em Quadrinhos como Ferramenta Metodológica Significativa no Processo de Ensino/Aprendizagem de Geografia Escolar Decolonial
Resumo
Estamos inseridos em uma realidade que tem como referência para Dussel (1977) o homem do sexo masculino americano-europeu, no qual possui como missão “divina” civilizar o mundo. Existindo discursos filosóficos construídos pela periferia/oprimidos, pondo a realidade como uma exterioridade, que tem no ser a maneira de manifestar seus fenômenos, estabelecer um mundo próprio. Uma dessas formas de manifestações pode ser estimulada pelo uso das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica. Posto isso, como metodologia tivemos a aplicação de uma atividade na escola municipal CEMSTIAC, com objetivo de mostrar a importância das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica significativa no processo de ensino/aprendizagem de geografia escolar decolonial.
Palavras-chave: Ensino de Geografia, História em Quadrinhos, Giro Decolonial, Aprendizagem Significativa
Abstract
We are inserted in a reality that has as reference for Dussel (1977) the male of the American-European male, in which it has as a “divine” mission to civilize the world. There are philosophical discourses built by the periphery / oppressed, putting reality as an externality, which has to be the way of manifesting its phenomena, establishing a world of its own. One of these forms of manifestations can be stimulated by the use of comics as a methodological tool. That said, as a methodology we had the application of an activity at the municipal school CEMSTIAC, with the objective of showing the importance of comics as a significant methodological tool in the teaching / learning process of decolonial school geography.
Key words: Geography Education, Comic Book, Decolonial, Meaningful Learning
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.