A Geografia do Instituto Benjamin Constant: história e momentos atuais

  • Luciana Maria dos Santos de Arruda Instituto Benjamin Constant

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar um histórico sobre o ensino de Geografia no Instituto Benjamin Constant (IBC), desde a sua criação até os dias atuais. Dentro desse contexto, faz-se necessário uma busca no que de fato foi importante para a sua criação e como a Geografia estava presente naquele momento, entendendo que a disciplina avançou com a produção de materiais didáticos e com os mapas táteis. Porém, no século XXI, o IBC ganha uma dimensão maior com os estágios supervisionados, expandindo-se para além dos muros do Instituto com propostas de cursos, oficinas e visitas guiadas. Assim, fazemos um percurso que apresente também as perspectivas para o futuro da Geografia, já que pesquisas estão sendo realizadas para a ampliação do ensino dessa disciplina no IBC.


Palavras-chave: Instituto Benjamin Constant. Deficientes Visuais. Ensino de Geografia.


 


Abstract


The purpose of this article is to present the history, from its creation to the present day, of geography teaching at Benjamin Constant Institute (IBC). Within this context, it is necessary a look on what was really important for its creation and how the geography was presented at that time, understanding that the discipline advanced with the production of didactic materials and with the tactile maps. However, in the 21st century, IBC wins a larger dimension with supervised internships, expanding beyond the walls of the Institute with proposals of courses, workshops and guided tours. Thus, we chose a route that presents the future perspectives for  geography, as researches are being carried out to expand the teaching of this discipline in IBC.


Keywords: Benjamin Constant Institute. Visually Impaired. Geography Teaching.

Publicado
Oct 15, 2019
Como Citar
ARRUDA, Luciana Maria dos Santos de. A Geografia do Instituto Benjamin Constant: história e momentos atuais. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 3, n. 6, oct. 2019. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1149>. Acesso em: 21 nov. 2024.