A Aventura do Ensino em Geografia: algumas experiências pioneiras
Resumo
Resumo
Atualmente, a geografia é uma disciplina fundamental para realizar o estudo do território. Suas ferramentas de trabalho, como Sistemas de Informação Geográfica ou as saídas de campo, são clave para entender a lógica do território e promover modelos de gestão mais eficazes, que impulsionam um desenvolvimento sustentável em termos de progresso social, equilíbrio ambiental e crescimento econômico. Alguns parâmetros que instituições como as Nações Unidas coletam em seus documentos-quadro e que na Espanha são transferidos para os currículos das diferentes etapas da educação (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio). Assim, desde tenra idade, os professores tentam incutir nos alunos a necessidade de cuidar, valorizar e proteger o território, e desenvolver modelos de crescimento sustentável baseado na coesão territorial e social. Ao longo deste artigo, faremos uma aproximação histórica sobre o foco do interesse da Geografia para, posteriormente, apresentar algumas de suas ferramentas educacionais.
Palavras Chave: Geografia, Cultura do território, Trabalho de campo, Sistemas de Informação Geográficos.
Abstract
Nowadays, geography is a fundamental discipline to carry out territory studies. Their work tools, such as geographic information systems or field outputs are key to understanding the logic of the territory and promoting more effective management models, which drive a sustainable development in terms of social progress, environmental balance and economic growth. Some parameters that institutions, such as the United Nations, collect in their framework documents and that in Spain are transferred to the curricula of different education stages (earlychildhood education, elementary school, high School). Thus, from an early age, teachers try to instil in the students the need to care, value and protect the territory, and develop models of sustainable growth based on the territorial and social cohesion. Throughout this article, we will make a historical approach about the focus of geography's interest to later present some of its educational tools.
Key Words: Geography, Territorial Culture, Fieldwork, Geographic Information Systems.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.